Multinacional japonesa, que é pioneira e líder mundial no segmento de leite fermentado, segue acreditando no País
A filial brasileira da Yakult completa 50 anos de Brasil com os olhos voltados para o futuro. A unidade, que foi a terceira da Yakult no mundo e a primeira a ser inaugurada fora do território asiático, tem planos de crescimento para os próximos 50 anos baseados na filosofia do fundador, chamada de Shirotaismo, que é ‘contribuir para uma vida saudável e alegre das pessoas do mundo inteiro, com base em pesquisas contínuas da Ciência da Vida’.
O presidente executivo da Yakult do Brasil, Eishin Shimada, informa que a empresa olha para os próximos 50 anos focando em algumas frentes. Uma delas é o fortalecimento do apoio para as mais de 5 mil comerciantes autônomas (CA) – conhecidas como Yakult Ladies no Japão –, que são uma importante força de vendas para a empresa. “Queremos ajudar a elevar a lucratividade dessas comerciantes, que mantêm fortes laços com os clientes, por meio do aumento de vendas dos nossos produtos”, ressalta. Para isso, vários departamentos de vendas que atendem aos comerciantes autônomos estão sendo modernizados e a empresa investe continuamente em campanhas publicitárias e ações de marketing que visam aumentar o volume de vendas.
Além disso, em comemoração ao 50º aniversário da Yakult Brasil, neste ano a empresa vai formar uma delegação com 50 convidados (comerciantes autônomos e funcionários) para participar da Convenção Mundial da Yakult Honsha, que será realizada em novembro na cidade de Kyoto, Japão. “Na convenção, as Yakult Ladies serão agraciadas com o prêmio Shirota, que simboliza o agradecimento da Yakult pelo comprometimento e pela dedicação na comercialização dos seus produtos ao redor do mundo. Estou muito orgulhoso de convidar tantas pessoas para premiar e levar ao Japão”, acentua o presidente executivo.
Intensificar a divulgação do valor agregado dos leites fermentados com Lactobacillus casei Shirota, cepa probiótica exclusiva da Yakult, é outra frente de trabalho. Para isso, a empresa está empenhada em expandir a divulgação do valor científico do Lactobacillus casei Shirota para pesquisadores, médicos e demais profissionais da área da saúde, assim como colaboradores e consumidores finais. Além de informações sobre a importância do consumo diário do Leite Fermentado Yakult, Yakult 40 ou Yakult 40 light, associado a uma alimentação equilibrada e a hábitos de vida saudáveis, a empresa divulga resultados dos estudos científicos realizados com o Lactobacillus casei Shirota no Instituto Central Yakult, localizado em Kunitachi, Tóquio, no Japão.
“Queremos levar informações científicas a pesquisadores, nutricionistas, médicos e outros profissionais da saúde, para que possam conhecer melhor a ação benéfica dos probióticos e, por meio desse conhecimento, ajudar seus pacientes a terem mais saúde”, acrescenta o presidente da Yakult do Brasil, Atsushi Nemoto. Os executivos que estão à frente da unidade brasileira reforçam que, ao chegar aos 50 anos, a Yakult renova sua confiança no Brasil, para que o futuro da empresa e do País seja promissor.
Investimentos – Como as metas estabelecidas para as comemorações do cinquentenário são focadas em aumento de vendas e de produtividade, a Yakult fez importantes investimentos nos últimos anos para atingir esses objetivos. Em 2016, a filial brasileira investiu cerca de R$ 50 milhões para o lançamento do leite fermentado Yakult 40 light. Para isso, uma nova linha de produção, com equipamentos de última geração, foi construída no Complexo Fabril de Lorena, no Vale do Paraíba, interior de São Paulo. “Desenvolvemos intensas pesquisas no Instituto Central Yakult, com o que há de mais moderno em biotecnologia, para viabilizar o Lactobacillus casei Shirota em um produto com redução de calorias”, informa o presidente executivo Eishin Shimada. Para os próximos 50 anos, a empresa planeja investimentos da ordem de R$ 60 milhões, que serão destinados inclusive para modernização e otimização das instalações e dos equipamentos do Complexo Fabril de Lorena.
Linha do tempo
1966
– A Yakult chega ao Brasil para iniciar a construção de sua terceira fábrica, a primeira fora da Ásia.
1968
– No dia 1º de outubro, o Leite Fermentado Yakult começa a ser produzido e comercializado no Brasil, na fábrica instalada em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista.
1979
– A unidade industrial de Lages, em Santa Catarina, inicia suas atividades para a produção de sucos e aromas.
1982
– É lançado, no Brasil, o Taffman-E (atual Taffman EX), um alimento adicionado de nutrientes essenciais que ajuda a recuperar a disposição e os nutrientes perdidos no dia a dia.
1984
– O Suco de Maçã Yakult, sem conservantes e sem adição de açúcar, é lançado no País.
1985
– Lançamento da bebida à base de extrato de soja Tonyu.
1994
– A empresa lança a bebida láctea Yodel.
1999
– É inaugurada em Lorena, interior de São Paulo, a mais moderna fábrica de Leite Fermentado Yakult do mundo.
2000
– A Yakult lança, no Brasil, o Hiline (atual Hiline F), um alimento adicionado de nutrientes essenciais com vitaminas, minerais, alto teor de fibra e ferro, desenvolvido especialmente para as mulheres.
– As linhas de produção de Suco de Maçã Yakult, Tonyu e Yodel são transferidas de São Bernardo do Campo para o Complexo Fabril de Lorena.
2001
– O Yakult 40, com 40 bilhões de Lactobacillus casei Shirota – recomendado para adultos de vida agitada e idosos –, é lançado no Brasil.
– O Leite Fermentado Yakult é o primeiro da categoria a ser reconhecido no Brasil como ‘alimento com alegações de propriedades funcionais e/ou de saúde’, pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).
– O Hiline conquista o prêmio de Alimento Inovador do Ano.
2002
– A Yakult lança a sobremesa láctea fermentada Sofyl, com o exclusivo probiótico Lactobacillus casei Shirota, nos sabores morango, baunilha e maçã.
2004
– Implantação do HACCP (Sistema de Análise de Perigos e Controle de Pontos Críticos) na fábrica de Lorena, com o objetivo de garantir a segurança alimentar.
2005
– A fábrica de Lages (SC) é ampliada.
2006
– O Sofyl Uva Verde é lançado no Brasil.
2008
– A Yakult celebra 40 anos de produção do leite fermentado no Brasil, mantendo a liderança em vendas no segmento em todo o País.
2010
– A Yakult recebe o título de Líder de Vendas da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), no segmento Leite Fermentado. O reconhecimento foi concedido por seis anos consecutivos, até 2016.
2011
– O Taffman EX ganha nova formulação, com redução de calorias e nova embalagem.
– O Hiline F também apresenta sua nova embalagem e tem a fórmula alterada, com mais adição de fibras e redução de calorias – apenas 30 calorias por frasco.
– A Yakult recebe o prêmio de Melhores do Agronegócio no setor de Laticínios, pela revista Globo Rural. O reconhecimento foi concedido também em 2012 e 2013.
2014
– A Yakult inaugura uma nova filial no município de São José, região metropolitana de Florianópolis, Estado de Santa Catarina. A nova unidade irá focar a atividade no atendimento do comércio varejista, com entrega de produtos para supermercados e pequenas lojas de varejo por meio de distribuidores.
– A sobremesa láctea fermentada com Lactobacillus casei Shirota Sofyl Baunilha Light é lançada no Brasil.
2016
– A Yakult lança o Yakult 40 light, com 40 bilhões de Lactobacillus casei Shirota e apenas 30 calorias. O produto foi desenvolvido principalmente para atender o consumidor com estilo de vida moderno e que se preocupa com o consumo menor de calorias
– A bebida com extrato de soja Tonyu ganha nova embalagem.
– A Yakult está entre as 10 melhores empresas no setor de Leite e Derivados do Brasil, pelo ranking Melhores e Maiores da revista Exame.
2018
– A Yakult do Brasil completa 50 anos.