Search
quarta-feira 25 dezembro 2024
  • :
  • :

VW faz transição do Gol para Polo Track com 173 novos trabalhadores já contratados

A Volkswagen apresentou nessa quinta-feira, 10, o Gol Last Edition e o Polo Track, novo carro de entrada da montadora. A transição ocorre após a contratação de 173 trabalhadores e trabalhadoras em Taubaté. As vagas e os produtos foram conquistados após acordos coletivos firmados entre a empresa e o Sindmetau (Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté e Região).

A fábrica de Taubaté passou por um processo de modernização nas instalações, dentro do pacote de R$ 7 bilhões de investimento previsto pela Volks para a América Latina até 2026. Cerca de 80 novos robôs foram adquiridos, aumentando em 33% a capacidade de produção.

A planta agora também conta com equipamentos de laser trifocal, sendo a única da VW no Brasil com flexibilidade de soldar peças de diferentes matérias-primas. Na montagem, a principal mudança ocorreu na ampliação e adaptação do local onde é feita a união de motor, transmissão e suspensão com a carroceria.

Com isso, Taubaté está habilitada a produzir qualquer novo modelo da montadora na plataforma modular MQB. “Passamos por uma grande transformação para receber a plataforma MQB”, afirmou Ciro Possobom, chefe de operações da Volkswagen Brasil, durante o evento de apresentação do Polo Track.

Os trabalhadores e trabalhadoras na VW Taubaté foram capacitados para esse novo ciclo, somando mais de 40 mil horas de treinamento. Do total de 173 novos contratados, 23 foram efetivados pelo Jovem Aprendiz do Senai. Cerca de outras 100 vagas devem ser preenchidas gradativamente até 2025 por meio do programa.

O presidente do Sindmetau, Claudio Batista, o Claudião, destaca que os acordos coletivos aprovados também estabeleceram conquistas como estabilidade nos empregos e um segundo novo carro na plataforma MQB para Taubaté a partir de 2025.

“As expectativas são grandes no sentido de novas contratações e de que essa fábrica se consolide como uma fábrica de extrema importância no grupo Volkswagen”, afirmou Claudião. Ele aponta ainda que o novo ciclo da Volks também irá beneficiar a cadeia produtiva de fornecedoras e autopeças ligada ao processo produtivo da montadora.

Confira a análise de Claudião sobre esse momento de transição na fábrica de Taubaté no YouTube https://youtu.be/n7lqXNDxUZc

Polo Track

O Polo Track é o primeiro carro da nova família de veículos compactos de entrada da montadora. Ele será produzido em Taubaté, equipado com motor 1.0 MPI flex e câmbio manual de cinco marchas. O modelo é o mais espaçoso entre a concorrência, com 2,56 metros entre-eixos e 1,75 metro de largura. O porta-malas, com capacidade de 300 litros, é outro destaque.

A lista de equipamentos de série traz reforços em termos de segurança. O Polo Track conta com itens como quatro air bags, assistente de partida e controle eletrônico de estabilidade, entre outros. O novo modelo chega ao mercado com ar-condicionado com filtro de poeira e pólen, direção elétrica, vidros elétricos dianteiros e travamento remoto das portas.

Para o momento de pré-venda, em condições especiais de lançamento, o Polo Track será ofertado com sistema de som com bluetooth, volante multifuncional, computador de bordo, entradas USB e antena de teto por R$ 79.990, o mesmo preço do Gol 1.0 MPI.

Gol Last Edition
Para honrar a despedida deste clássico da indústria automotiva brasileira, em linha por 42 anos, a Volkswagen também anunciou a chegada do Gol Last Edition. A edição será limitada a 1.000 unidades. Ainda em novembro, a VW irá divulgar mais informações sobre o modelo e os últimos passos da jornada deste ícone.

VW Taubaté
Além dos novos produtos e contratações, a Volkswagen segue atuando para normalizar os estoques de componentes, principalmente semicondutores. Isso permitiu o recente retorno de 775 trabalhadores e trabalhadoras à produção.

Esse grupo ficou dois meses em layoff, prazo mínimo previsto por lei, e a volta ocorreu no dia 1º de novembro. Apenas 25 trabalhadores seguem com contrato de trabalho suspenso. A Volks Taubaté conta atualmente com cerca de 3 mil trabalhadores e trabalhadoras.