Search
quinta-feira 9 janeiro 2025
  • :
  • :

Volkswagen Taubaté encerra layoff e retoma produção total

Um grupo de cerca de 800 trabalhadores e trabalhadoras da Volkswagen (VW) Taubaté retorna para a produção depois de dois meses em layoff. A retomada das atividades será a partir da próxima segunda-feira, 4 de abril.

Com o encerramento do layoff, a planta terá todos os trabalhadores e trabalhadoras em atividade pela primeira vez neste ano. A VW Taubaté conta atualmente com cerca de 3.000 funcionários em dois turnos de produção.

O layoff começou no dia 4 de fevereiro, quando foi encerrado o período de 30 dias de férias coletivas para os metalúrgicos da montadora. A medida de flexibililzação está prevista no acordo firmado em setembro de 2020, que viabilizou novos investimentos na planta de Taubaté e estabilidade no emprego até 2025.

Para o presidente do Sindmetau (Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté e Região), Cláudio Batista, o Claudião, o retorno dos trabalhadores e trabalhadoras mostra uma reação no mercado. “Nossa expectativa é que essa reação ocorra em todo o setor industrial e que os trabalhadores brasileiros possam retomar suas vidas.”

Novo ciclo

A VW Taubaté, que produz os veículos Gol e Voyage, está sendo preparada para um novo ciclo de produtos, com a implantação da plataforma MQB. A fábrica está na rota de investimentos da Volkswagen na América Latina, que chegam a R$ 7 bilhões até 2026. A montadora alemã confirmou que o Polo Track será o primeiro novo modelo produzido em Taubaté.