A proteção à saúde dos empregados é prioridade da empresa no retorno às atividades
Com o retorno da produção nas fábricas de São Bernardo do Campo e Taubaté, ocorrida no dia 1º de junho, a Volkswagen do Brasil retoma a produção de todas as fábricas no país. Mais de 80 regras e medidas de higiene e saúde foram adotadas para o retorno dos empregados de forma segura. As fábricas em operação são:
– Anchieta – localizada em São Bernardo do Campo – retornou parcialmente com algumas áreas da produção no dia 26 de maio e, integralmente, com um turno de produção no dia 1º de junho. A fábrica produz o lançamento Nivus, bem como Polo, Virtus e Saveiro.
– Taubaté, retornou retornou parcialmente com algumas áreas da produção no dia 26 de maio e, integralmente, com um turno de produção no dia 1º de junho. A fábrica é responsável por produzir os modelos Gol, Voyage e up!.
– São Carlos, localizada no interior do estado de São Paulo, responsável pela produção dos motores da família EA211 nas versões 1.0l MPI, 1.0l TSI, 1.4l TSI e 1.6l MSI, e também do motor EA111 1.6l retornou com dois turnos no dia 26 de maio.
– São José dos Pinhais, localizada no estado do Paraná, retomou dois turnos de produção no dia 18 de maio. A fábrica produz o SUV T-Cross e Fox, além do Audi A3 Sedan.
A prioridade para o retorno nas fábricas continua sendo a saúde e segurança dos empregados. Medidas de higiene e segurança foram intensificadas e adotadas com base nas experiências das fábricas do Grupo VW na China e Alemanha, em conformidade também com os protocolos internacionais e também alinhadas às determinações do governo. A equipe administrativa continuará realizando suas atividades de forma remota.
A empresa estabeleceu mais de 80 regras e medidas, inclusas em uma cartilha digital de forma clara e didática, para serem seguidas por todos os empregados no regresso às atividades:
. Distanciamento de 1,5 m entre as pessoas. Todas as instalações estão preparadas com sinalização e orientações de segurança e higiene, tais como limitadores de distância nas portarias de entrada e coletoras de ponto;
. Obrigatório o uso de máscaras nas dependências das fábricas para cobrir a boca e o nariz – para isso, a VW providenciou 67 mil máscaras de tecido do projeto Costurando o Futuro;
. Limpeza periódica das dependências das fábricas e escritórios e reforço na desinfecção dos ambientes;
. Medição de temperatura dos empregados antes de ingressar no ônibus fretado e na fábrica;
. Aumento do número de ônibus fretado para garantir o distanciamento das pessoas;
. Nos refeitórios uso de luvas para servir-se e demarcação de assentos;
. Postos avançados de atendimento médico dentro das fábricas – 3 em São José dos Pinhais, 6 na Anchieta (SBC), 3 em Taubaté e 1 em São Carlos para orientação, triagem e atendimento mais rápido de todos;
. Orientações e melhores práticas compartilhadas com fornecedores – em função dos componentes e peças da cadeia produtiva – e rede de concessionárias, com distribuição de cartilhas e treinamentos virtuais.