Pensando no novo perfil de consumidor, que busca conveniência e conectividade, a empresa vive um momento especial, de construção de uma Nova Volkswagen. Nesse contexto, foi criada a nova área de Digitalização e Novos Modelos de Negócios, que atua em parceria com diversas áreas da empresa, como TI, Vendas, Pós-Vendas, Engenharia, Qualidade, Finanças, Marketing, entre outras, com a missão de repensar o modo como as pessoas se relacionam com os carros.
“Nosso desafio é trazer soluções que aprimorem ainda mais a experiência do cliente, seja no momento de compra do seu carro, como no seu relacionamento com o produto no dia a dia”, afirma o Gerente Executivo de Digitalização e Novos Modelos de Negócios da Volkswagen América do Sul, Fabio Rabelo.
Em sinergia com a área de Estratégia de TI, Processos e Sistemas da empresa, estão sendo desenvolvidas inovações que já foram replicadas em outros países.
“Como se tratam de projetos inéditos, sem base de comparação, trabalhamos em todas as fases do projeto em conjunto com as áreas de negócios envolvidas, assegurando que a solução seja robusta, segura e principalmente intuitiva para o usuário final”, pontua José Roberto Giro, Gerente Executivo de Estratégia de TI, Processos e Sistemas.
Concessionária Digital Volkswagen
O novo formato de Concessionária Digital da marca é um exemplo desta transformação. Até o final de 2019, cerca de 100 pontos de venda no Brasil estarão equipados com ferramentas digitais inovadoras que permitirão ao cliente vivenciar uma nova experiência com a VW.
Atualmente em fase piloto, o projeto também será replicado em países da América Latina, como Argentina, Chile e Uruguai ainda no primeiro semestre desse ano.
Por meio de óculos de Realidade Virtual, os clientes poderão ‘entrar’ em todos os veículos do portfólio VW. Tótens e tablets mostrarão todos os detalhes e diferenciais dos carros, condições de compra e financiamento no aplicativo Saiba Mais Volkswagen.
No futuro, esse modelo poderá proporcionar concessionárias mais enxutas (a partir de 90 m²) e com a presença da Volkswagen nas regiões mais nobres e altamente valorizadas.
“VW Connect”: plataforma digital que conecta informações do veículo em um aplicativo para smartphone
A plataforma digital “VW Connect” é a primeira a conectar as informações do veículo em um aplicativo na América do Sul. A plataforma que faz parte da série do T-Cross Highline, também será oferecida como um acessório na rede de concessionárias da marca a partir de junho. O T-Cross é o primeiro carro a trazer essa tecnologia na América Latina. Para as pessoas que desejarem comprar como acessório, o VW Connect funciona em todos os Volkswagen fabricados a partir de 2012 (ano/modelo). Por meio de um DataPlug conectado na porta “OBD2”, o “VW Connect” reconhece a tecnologia e, via Bluetooth, passa a abastecer o app com informações do veículo.
O aplicativo disponibiliza informações de quilometragem total do veículo, autonomia, velocidade média, trajetos percorridos, data das viagens e consumo de combustível (de cada trajeto). Além disso, monitora o estilo de condução em relação às rotações do motor, vigor em acelerações, frenagens, velocidade e temperatura do veículo, facilita a vida do condutor com a opção “localizar veículo”, mostra a rede de concessionárias no trajeto, controla os períodos de revisão e, em caso de avaria ou de acidente, contata diretamente o VW Service 24h. Ou seja, facilita a vida do consumidor. Inicialmente disponível aos brasileiros, o sistema deve chegar na Argentina em maio e em outros países da América Latina no segundo semestre.
Inteligência artificial: todo o conteúdo dos manuais dos modelos Virtus, Tiguan Allspace, Novo Jetta e T-Cross
Além do “VW Connect”, o manual cognitivo responde aos motoristas questões sobre o veículo, incluindo informações contidas no manual do carro, além de permitir, por meio do app, fazer agendamento de revisão do veículo com a concessionária de preferência e programar números de telefone para chamadas automáticas em situações de emergência. Com sistema IBM Watson, a tecnologia está presente no Virtus, Tiguan Allspace, Novo Jetta e T-Cross e permite uma nova forma de interagir com o veículo e uma nova experiência tecnológica.
Se o assistente não encontra informações para responder a questão do usuário, ele irá encaminhar para a Central de Relacionamento com o Cliente (CRC). Dessa forma, o usuário nunca fica sem resposta.
O Manual Cognitivo já realizou aproximadamente 110 mil interações e fala português e espanhol, respondendo um total de 13 mil perguntas cadastradas em sua base de dados. Além do Brasil, o sistema está disponível também em 8 países da América Latina, como Argentina, Colômbia, Chile, entre outros.