Por meio de nota divulgada nesta quinta-feira, 8, “A Volkswagen confirma o fim de produção do up! na fábrica de Taubaté. Essa decisão segue a estratégia de renovação do portfólio da Volkswagen, que passa pela maior ofensiva de produtos da sua história no País.
O up! é um marco para o desenvolvimento de veículos da Volkswagen, em termos de segurança e performance. O modelo, lançado em 2014, foi o primeiro compacto do mercado brasileiro a atingir a nota máxima nos testes do Latin NCAP. Além disso, o up! foi o pioneiro na introdução dos motores TSI produzidos no Brasil, oferecendo alta performance, baixo consumo de combustível e prazer ao dirigir.”
Sindicato dos Metalúrgicos explica:
O anúncio da Volkswagen não impacta a mão de obra na fábrica de Taubaté. Ele faz parte do processo de renovação do portfólio de produtos da marca, e abre caminho para novos investimentos. Um acordo negociado pelo Sindicato dos Metalúrgicos com a Volks, e aprovado pelos trabalhadores em setembro de 2020, garante novos investimentos para fábrica de Taubaté. Esse acordo permitiu o início da implantação da plataforma MQB para produção de novos modelos de carros na unidade. Esse mesmo acordo garante uma estabilidade de cinco anos no emprego para os trabalhadores. Enquanto novos modelos não começam a ser produzidos em Taubaté, os trabalhadores da linha do UP vão atuar na produção do Gol e Voyage.