Não é exagero nomear a cidade de Taubaté como a capital esportiva do Vale do Paraíba. Esse título pode ser atribuído ao crescimento do cenário esportivo no município, além da recente criação de uma potência nacional: o Vôlei Taubaté. A equipe taubateana iniciou sua caminhada em 2013 e, desde então, conquistou cinco campeonatos estaduais e duas Copas Brasil para a sala de troféus. Cinco anos depois da fundação, os vale-paraibanos detêm a hegemonia no Estado de São Paulo e figuram como protagonistas do voleibol nacional.
A história recente do Vôlei Taubaté perpassa por atuações de grandes nomes da modalidade. Dentre os protagonistas, podemos mencionar a participação vitoriosa de Lipe, Sidão, Dante, do ex-técnico Cezar Douglas e do supervisor Ricardo Navajas, integrante da comissão técnica na temporada vigente. Considerado o ícone do voleibol na cidade, o levantador Raphael está em Taubaté desde a segunda temporada do projeto. Em termos de longevidade, Lucarelli e Otávio são os vice-campeões e somam quatro temporadas com o Taubaté.
Assim como os fiéis torcedores, os decanos do time presenciaram a chegada de outros atletas renomados por passagens na Seleção Brasileira. Rapha, Lucarelli e Otávio atuaram ao lado de Eder, Wallace, Lucas Loh e Mauricio Souza. Todos considerados de alto nível e prestando serviços ao Vôlei Taubaté. Mesmo com cinco anos de existência, o “Vôlei” já contou com reforços internacionais – Isbel Mesa (Cuba), Gavin Schmitt (Canadá), Marko Ivovic (Sérvia) e Sebastián Solé (Argentina) são exemplos de estrangeiros com passagem no Vale.
Em 2018, a presença de atletas de qualidade continua sendo observável. O Taubaté é comandado pelo técnico Daniel Castellani, medalhista olímpico como atleta da Seleção Argentina. Por falar em argentinos, Nicolás Uriarte (campeão nacional no Cruzeiro) e Facundo Conte (atleta da Seleção) foram integrados ao Taubaté neste ano. Lucão, Douglas Souza, Thales Hoss e Lucarelli são peças-chave na Seleção Brasileira e componentes do Taubaté. Neste ano, o capitão Rapha tem a companhia de Leandro Vissotto no plantel. Ambos com um rico histórico na Seleção Brasileira e no voleibol italiano.
Além das conquistas dentro de quadra, as partidas do Taubaté são interligadas com a solidariedade. Para retirar os ingressos das partidas, os aficionados pelo Vôlei Taubaté obtêm suas entradas mediante doação de um quilo de alimento não perecível, fraldas geriátricas e ração para animais. Ou seja, a admissão dos fãs aos jogos em Taubaté é realizada por uma atitude de partilha e pensamento no próximo. Em outras palavras, exemplos de gestos fundamentais em uma caminhada vitoriosa nos esportes coletivos.
Segundo a assessoria do Vôlei Taubaté, 7.170 quilos de alimentos foram arrecadados em dez jogos em Taubaté. Em uma ocasião, a troca de ingressos foi realizada por doações de ração para cães/gatos e foram arrecadados 996 quilos. Vale ressaltar as doações de fraldas geriátricas, ocorridas em uma partida deste ano, e contabilizando 1.275 unidades às casas de apoio. Lembrando que são números referentes aos dez embates iniciais de uma única temporada.
Seja no viés esportivo ou social, o Vôlei Taubaté promove uma relação benéfica entre o esporte e a cidade. O município ganha com o engrandecimento de seu nome perante o cenário esportivo e se fortalece igualmente com as doações. Em adição ao mencionado, faz-se necessário ressaltar o trabalho com as categorias de base do voleibol. A equipe taubateana abrange as equipes sub-15 até sub-21, ou seja, os ídolos da categoria adulta coexistem com os jovens prospectos da modalidade. Desta forma, no aniversário da cidade, são muitos os presentes para a população e para o município.
João Vitor Marcondes
Graduado em Jornalismo pela Universidade Federal de Ouro Preto