A Vigilância Epidemiológica de Taubaté alerta para a dificuldade em fazer contato telefônico com pacientes que fizeram testes para coronavírus e aguardam uma ligação para a divulgação dos resultados.
Para se ter uma ideia, somente entre os dias 8 e 9 de setembro um total de 125 pacientes identificados como casos positivos não atendeu as ligações da VE. Infelizmente, esta situação vem se repetindo com maior frequência desde agosto.
Em muitas das ocasiões, as ligações acabam acionando a caixa postal. Em outras situações, o número do contato telefônico não pertence ao paciente e, como as informações são confidenciais, não é possível apresentar o resultado do teste. Também houve relatos de pacientes que informam não atender ligações identificadas como “número privado”.
Neste último caso, a VE informa que a Secretaria de Saúde disponibilizou para as equipes telefones celulares com o objetivo de agilizar a comunicação dos resultados aos pacientes em função do número restrito de linhas fixas e também para evitar o congestionamento no sistema.
As ligações da VE acontecem em duas situações prioritárias: para informar o resultado aos pacientes que fizeram o teste do tipo RT-PCR e para identificar pacientes que fizeram os testes na rede privada e precisam ser monitorados.