Search
quinta-feira 16 janeiro 2025
  • :
  • :

Via Vale recebe a Exposição “Pavão Azul” no mês do Folclore

A exposição é gratuita e apresenta esculturas em argila e painéis com a história da arte figureira

O mês de agosto é marcado por comemorações ao Folclore Brasileiro, um conjunto de manifestações culturais que auxiliam na formação da cultura popular nos quatro cantos do nosso país. E em homenagem à data, o Via Vale recebe em seu espaço Movimento Cultural a Exposição inédita e gratuita “Pavão Azul – símbolo do artesanato paulista” e de grande importância para a cultura local e regional.

Na Exposição, os visitantes do shopping terão a oportunidade de conhecer duas salas temáticas sobre a História da Arte Figureira. A primeira apresenta um Tributo ao Pavão Azul – peça criada pela Figureira D. Maria Cândida Alves Santos, nascida e residente em Taubaté/SP. Em 1979, o Pavão de cauda em relevo, da figureira, foi eleito e premiado como “símbolo do artesanato paulista”, pelo Governo do Estado de São Paulo. Para conceber a peça, Maria Cândida inspirou-se numa imagem que existia na Praça do Mercado Municipal de Taubaté e desde então, ele constitui-se na marca oficial da autarquia. A “Rua das Figureiras”, como é conhecida a rua Imaculada Conceição, na cidade de Taubaté, faz referência a uma antiga tradição de modelagem em barro de figuras do folclore e cenas do cotidiano da região. A figura reconhecida e premiada é até hoje reproduzida por seu sobrinho Eduardo Leisan e pelos demais Figureiros do Vale do Paraíba, cada um à sua maneira, e hoje é o sustento como forma de renda para muitas famílias da chamada “Economia Criativa”.

A segunda sala abriga a Exposição do Festival Nacional de Cerâmica e reúne uma coletânea de peças de diversos ceramistas do Brasil.

O acervo foi adquirido durante o Festival, criado com o objetivo de registrar e difundir a trajetória e o cotidiano desses artistas.

A Exposição é uma iniciativa da Associação Artística Cultural Oswaldo Goeldi, com o patrocínio do Governo do Estado de São Paulo, através do Edital Proac Lab. e permanece no Espaço Movimento Cultural até 11 e outubro, com entrada gratuita. Além da experiência e história, os visitantes encontrarão por lá peças exclusivas e personalizadas dos artistas locais, catálogos e oficinas de modelagem.

Serviço:

Horário de Funcionamento da Exposição:

Segunda a sábado – 10h às 22h / Domingo e Feriado – 13h às 20h

Mais Informações: Associação Artística Cultural Oswaldo Goeldi

Ponto de Cultura Modelando Tradições Figureiros de Taubaté

www.figureiros.org.br