Lojistas já podem usar horário estendido das 7h às 23h
As vendas do comércio varejista na Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte devem crescer 7% em dezembro, mês do Natal, em relação ao mesmo período do ano passado, de acordo com as projeções do Sincovat (Sindicato do Comércio Varejista de Taubaté e Região).
As expectativas refletem o ótimo desempenho do setor neste ano e, se as estimativas se confirmarem, o faturamento de R$ 5,4 bilhões será o maior desde o início da série histórica em 2008. Vale destacar que esse crescimento se dará sobre uma base forte de comparação já que em dezembro de 2021, as vendas do varejo na região exibiram alta de 5,0% em relação a 2020.
O Natal é a data comemorativa mais importante do ano para o varejo, muito por conta da injeção dos recursos do 13º salário. “O lojista espera o ano todo por esse período. Passamos por anos difíceis, em razão da pandemia, mas agora deve ser diferente., com projeções mais significativas de aumento”, explica Dan Guinsburg, presidente do Sincovat e vice-presidente da FecomercioSP.
A expectativa de aumento nas vendas está baseada, principalmente, nas sucessivas e significativas quedas da taxa de desemprego e pelo ritmo acelerado de vagas com carteira assinada, o que eleva o contingente de pessoas em condições de consumir, e que resulta em uma maior injeção de recursos do 13º salário em relação ao ano passado.
Os recursos do 13º salário injetados na economia da RM Vale devem atingir R$ 1,99 bilhão neste fim de ano. A cifra representa um aumento de 9,8% em relação ao ano passado.
Os segmentos de supermercados e de lojas de vestuário, tecidos e calçados são os mais impactados pelo Natal, mas todos acabam se beneficiando de alguma forma.
Horário do Comércio – Desde o dia primeiro de dezembro as lojas já estão autorizadas pelo Sincovat e pelo Sindicato dos Empregados no Comércio, a estenderem o horário de funcionamento das 7h às 23h. Nos dias 24 e 31 de dezembro, o comércio poderá abrir das 7h às 18h.