As promoções já começaram, mas os consumidores estão de olho mesmo na sexta-feira, 24, dia da Black Friday. De acordo com o Sincovat (Sindicato do Comércio Varejista de Taubaté e região), as vendas neste mês de novembro, na RV Vale, devem crescer 7%, com relação ao mesmo mês de 2022, impulsionadas pela data comemorativa, no qual é possível encontrar descontos de até 80% em produtos e serviços.
Segundo a entidade, as expectativas refletem o ótimo desempenho do setor neste ano e, se confirmadas, o faturamento de novembro ultrapassará pela primeira vez na história a marca de R$ 5 bilhões. Vale destacar que esse crescimento se dará sobre uma base forte de comparação, já que em novembro de 2022, as vendas do varejo na região exibiram alta de 6,4% em relação a 2021.
Nos últimos anos, a Black Friday tem ganhado destaque no calendário de datas comemorativas do varejo brasileiro com muitos consumidores aproveitando os descontos para antecipar as compras de Natal. Além disso, as ações relativas à data, que antes era “restrita” ao comércio eletrônico, passou a ser mais bem aproveitada pelo varejo físico e os descontos, que antes eram concedidos apenas na última sexta-feira do mês, passaram a ser trabalhados ao longo de todo o mês, o chamado Black November.
Os segmentos de lojas de vestuário, tecidos e calçados, farmácias e perfumarias, eletrodomésticos, eletrônicos e lojas de departamentos são os mais impactados, mas todos os segmentos acabam se beneficiando e participando das promoções.
“A Black Friday evoluiu ao longo dos anos no Brasil e, agora, os lojistas estão aproveitando melhor a data, tanto nas lojas online, quanto nos pontos físicos. É uma oportunidade grande de tornar o estabelecimento conhecido, circular alguns produtos que estão mais parados nos estoques, conquistar mais clientes e vender mais”, comenta o presidente do Sincovat e vice-presidente da FecomercioSP, Dan Guinsburg.
As projeções do Sincovat estão baseadas, principalmente, na queda da taxa de desemprego e pela geração de vagas com carteira assinada, o que eleva o contingente de pessoas em condições de consumir, e que resulta em uma maior injeção de recursos do 13º salário em relação ao ano passado. Também “jogam” a favor do aumento nas vendas a desaceleração da inflação registrada nos últimos meses, principalmente sobre o grupo alimentação e bebidas que tem grande peso no orçamento familiar e o ciclo de redução da taxa Selic.
“O poder de compra e a confiança dos consumidores aumentam e isso favorece o comércio. No entanto, os lojistas precisam criar promoções reais, com descontos verdadeiros. O cliente pesquisa antes, sabe se o produto está ou não mais barato”, comenta Dan.
Horário de atendimento – De acordo com a Convenção Coletiva de Trabalho, elaborada pelo Sincovat e pelo Sincomerciários, o comércio da região poderá estender o horário de funcionamento até às 23h na Black Friday.