Foi o quarto mês seguido com saldo positivo; as nove atividades pesquisadas registraram mais admissões do que desligamentos
O comércio varejista da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte gerou 412 empregos com carteira assinada em julho, saldo de 4.908 admissões e 4.496 desligamentos. É o quarto mês consecutivo de abertura de vagas, refletindo o bom desempenho das vendas nos primeiros meses do ano – que cresceram 7,1% no acumulado do ano até maio.
Assim, o comércio varejista da região encerrou o mês com um estoque de 109.015 vínculos celetistas, alta de 4,0% em relação a julho do ano passado. No acumulado dos últimos 12 meses, foram abertas 4.238 vagas formais. Os dados são da Pesquisa de Emprego na Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte, elaborada mensalmente pelo Sincovat (Sindicato do Comércio Varejista de Taubaté e Região), com base nos dados do novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED).
Em julho, as nove atividades abriram postos de trabalho, com destaque para os supermercados (369 vagas) e concessionárias de veículos (45 vínculos), as quais também registraram recorde histórico de número de empregos formais, juntamente com o segmento de autopeças e acessórios (5.183 empregos) e com o grupo outras atividades (15.685 vínculos celetistas).
“Até o mês de março nós temos um ajuste no quadro de funcionários do varejo, com aquelas vagas temporárias do final do ano. Depois disso, percebemos um aumento no emprego com carteira assinada, reflexo do bom desempenho das vendas em 2023”, explica o presidente do Sincovat e vice-presidente da FecomercioSP, Dan Guinsburg.
O presidente do Sincovat relata ainda que, embora os juros elevados desestimulem o consumo, o processo de desinflação observado nos últimos meses abriu espaço no orçamento doméstico, permitindo que as famílias começassem a reduzir seus níveis de endividamento e diversificassem os gastos.
O início do ciclo de redução da taxa Selic gera expectativas positivas para o restante do ano. “Temos uma boa expectativa para esses últimos meses, principalmente o último trimestre do ano. Trata-se do melhor período para o varejo, com o Dia das Crianças agora em outubro, Black Friday em novembro e Natal em dezembro. Devemos ter um bom número de contratações, principalmente de temporários para esse final de ano”, comenta Dan.