A AVLA estará presente no evento “Censura e Literatura Infantojuvenil – Academia Paulista de Letras Debate”. Representando a Academia Valeparaibana de Letras e Artes-AVLA, o acadêmico Plínio Macedo participará do evento onde palestrantes e mediadores renomados irão debater e responder questões como “Como situar a censura e seus instrumentos seja para o progresso ou o atraso de nossa literatura infantojuvenil?”
O evento ocorrerá no dia 9 de maio de 2024, das 9h às 17h, no auditório da Academia Paulista de Letras, no Largo do Arouche, em São Paulo e tem apoio da Unesp.
Um exemplo próximo de nós é Monteiro Lobato, que vem sendo sistematicamente atacado por grupos identitários e tem em seu “As caçadas de Pedrinho” o alvo de todos os anátemas.
Recentemente, deu-se o mesmo com Ana Maria Machado, por mencionar um menino que se engasga com uma fruta; enquanto isso, Ilan Brenman alerta sobre a tendência das editoras de reescrever textos originais de autores consagrados a fim de expurgar termos considerados “ofensivos”. A tendência de fazer literatura politicamente correta e avaliar as obras a partir de critérios morais vem crescendo também no Brasil.
Ficam as perguntas: como criar livros para crianças? Como escrever sem medo frente à ditadura das redes digitais? Como ignorar que autores e editores se censuram? Como situar a censura e seus instrumentos seja para o progresso ou o atraso de nossa literatura infantojuvenil? Como discutir a censura na literatura infantojuvenil como parte do amadurecimento de nossa cidadania? E o mais importante: como ajudar nossas crianças a ler e, através do livro, compreender o mundo?
Para debater junto com o público o que vem acorrendo no Brasil, a Academia Paulista de Letras convidou os mais importantes autores juvenis para um dia de conversas sobre A censura e a literatura infantojuvenil. O evento tem como público alvo professores da rede pública e privada, escritores, redatores, editores, bibliotecários e livreiros, curiosos em geral.