A Academia Valeparaibana de Letras e Artes- AVLA lançou seu quarto Concurso Literário externo OTTÍLIA AMATTO MENDES CASTRO. Ottília foi acadêmica titular da AVLA, delegada cultural representando Guaratinguetá-SP, autora de diversas obras literárias e peças teatrais, além de autora de composições musicais. Realizou diversos eventos culturais na cidade de Guaratinguetá-SP.
O gênero textual escolhido para o certame de 2024 é CONTO e vai distribuir R$ 1.000,00 em prêmios, além de menções honrosas. A partir deste ano, o Concurso passa a se chamar CONCURSO NACIONAL LITERÁRIO OTTÍLIA AMATTO MENDES CASTRO e, a cada ano, vai contemplar um gênero literário.
Classifica-se como CONTO uma obra de ficção que cria um universo de seres, de fantasia ou acontecimentos. Como todos os textos de ficção, o Conto apresenta um narrador, personagens, ponto de vista e enredo. Classicamente, diz-se que o conto se define pela sua pequena extensão, mais curto que a novela ou o romance. O Conto tem uma estrutura fechada, desenvolve uma história e tem apenas um clímax. O Conto é conciso.
As inscrições podem seu realizadas entre os dias 1º de agosto a 30 de setembro de 2024, exclusivamente pelo e-mail da Academia Valeparaibana de Letras e Artes – academiavaleparaibana@gmail.com.
Cada autor poderá concorrer com apenas um Conto, o texto deve ser escrito em português, os participantes do Concurso deverão ser maiores de 18 anos na data de encerramento das inscrições e membros titulares ou correspondentes da Academia Valeparaibana de Letras e Artes-AVLA não poderão participar.
Para a inscrição devem ser enviados dois arquivos convertidos em PDF, sendo um arquivo contendo o nome, CPF, endereço completo, telefones e e-mail de contato e o título do CONTO inscrito. O nome do Arquivo deve ser o nome do autor. O segundo arquivo deve conter apenas o título e o texto do conto (sem nome, pseudônimo ou quaisquer marcas que identifiquem o autor). O nome do arquivo deve ser o título do Conto. Esse segundo arquivo é que será enviado aos avaliadores.
A inscrição no concurso é gratuita e uma das diferenças para os concursos tradicionais é que não é exigido ineditismo ou exclusividade, ou seja, textos já publicados, que participaram de outros concursos e até já foram premiados, podem participar.
Mais informações podem ser adquiridas na página do Instagram ou pelo e-mail da AVLA.