Olá, leitor! A partir de hoje, a Academia Valeparaibana de Letras e Artes-AVLA tem encontro marcado com você aqui no Diário de Taubaté. Antes de trazermos assuntos interessantes sobre Arte, Cultura, Patrimônio Cultural, Literatura e tantos outros, quero que você conheça a nossa Academia.
A AVLA foi fundada em 24 de março de 2001, tem sua sede jurídica em Taubaté e congrega dezenas de pessoas amantes das artes. O atual presidente é o professor e escritor Carlos Gouvêa. Os membros titulares e correspondentes são escritores, pintores, escultores, músicos, poetas, profissionais da dança de Taubaté, da região do Vale do Paraíba e do Brasil.
Além de debatermos assuntos ligados à Cultura, participamos e realizamos muitos eventos e apoiamos as demais instituições culturais e educacionais da cidade e da região.
Por aqui irão desfilar contadores de histórias, compositores, artistas plásticos, mostrando seu talento e a rica produção cultural da nossa região e você ficará por dentro de toda a programação da AVLA.
Casa da Xilogravura
A AVLA está conectada com tudo o que acontece na nossa região na área cultural. Recentemente publicou uma Carta Aberta e apoio ao Museu Casa da Xilogravura, em Campos do Jordão, cuja doação do imóvel e de todo o acervo foi recusada pela Universidade de São Paulo. O Museu continua aberto, mas seu destino é incerto. O fundador e proprietário do Museu, o professor Antonio Fernando Costella, está preocupado com o que possa acontecer com o Museu e recebeu o nosso apoio público para que uma solução adequada seja encontrada.
Até o nosso próximo encontro!
Carlos Gouvêa
Professor e escritor
academiavaleparaibana@gmail.com