Search
quarta-feira 22 janeiro 2025
  • :
  • :

Vale Pensar – Salvador Khuriyeh pode disputar a prefeitura

O ex-prefeito e ex-deputado estadual Salvador Khuriyeh deverá decidir até o final deste mês se aceita candidatar-se a sucessão do prefeito Ortiz Júnior, respondendo a pressões que tem recebido do seu partido, o PT, nos níveis municipal e estadual. O PT paulista considera Taubaté uma das cidades mais importantes na disputa municipal de outubro, e a cúpula estadual entende que Salvador seria o candidato com maiores chances.
Pesam a favor de Khuriyeh vários fatores: deixou a Prefeitura com elevada aprovação popular; é o único ex-prefeito de Taubaté com “ficha-limpa”; depois que deixou a Prefeitura exerceu importantes funções públicas construindo um currículo que seus simpatizantes consideram imbatível; tem boa penetração entre os jovens e também nos meios empresariais, já que nunca foi identificado como radical dentro do PT.
No Diretório Municipal do PT não há contestações a uma candidatura de Salvador, e os demais possíveis pré-candidatos, Isaac do Carmo (que chegou ao segundo turno competindo contra Ortiz Júnior), e Júlia San Martin, abririam mão de suas pretensões, sem disputas internas. Os petistas ouvidos pela reportagem ressaltam que Salvador comandou a SP Trans, na administração de Fernando Haddad em São Paulo, um cargo técnico da maior responsabilidade, e saiu debaixo de elogios gerais. “Na SP Trans, Salvador administrou um orçamento de 6 bilhões de reais, cerca de cinco vezes o orçamento de Taubaté. E nunca foi acusado de qualquer deslize com o dinheiro público. Hoje isso é um título que poucos candidatos podem apresentar, e o povo saberá escolher um candidato que nunca envolveu-se em casos de corrupção. Em Taubaté, talvez seja o único”.
Mesmo sem ter tomado uma decisão final, Salvador imagina fazer uma administração “moderna e arrojada”, que intensifique os programas atuais da Prefeitura agregando as novas tecnologias e tendências mundiais da Administração. O povo está saturado da política tradicional e quer se apropriar mais das decisões. Tenho me preparado para isso nos cargos administrativos que exerci, mas quero uma proposta coletiva, com muita audiência aos jovens. O mundo mudou e muda a cada instante, e precisamos de novos conceitos”.
Com discurso moderado e centrado na eficiência administrativa, Salvador não se coloca como “o anti-Ortiz”, reconhecendo avanços em diversos setores, embora preocupe-se com o endividamento do município, que os próximos prefeitos terão que gerenciar. Mas ele acha que Taubaté pode aumentar arrecadação e empregos com a modernização de seu desenvolvimento, valorizando áreas como, por exemplo, o Turismo, ainda muito pouco explorado como atividade econômica.