Realizado nas unidades do Senac na região, evento reúne empresários para estimular a valorização do programa Aprendizagem nas organizações
Com o objetivo de fomentar o debate e a troca de experiências sobre a inserção do jovem no mundo do trabalho, o Senac São Paulo promove, de 11 a 19 de junho, o evento Transformando Vidas com a Aprendizagem em diversas unidades da rede. No Vale do Paraíba, palestras, mesas-redondas, oficinas e rodas de conversas acontecerão nas unidades São José dos Campos, Taubaté, Pindamonhangaba, Guaratinguetá e no Centro Universitário Senac – Campos do Jordão.
A iniciativa é gratuita e destina-se a representantes de empresas, órgãos públicos e sociedade civil interessados em conhecer o programa Aprendizagem e obter informações sobre práticas e histórias de sucesso. O evento também promoverá a integração entre empresas parceiras e novas instituições interessadas em conhecer como o Senac atua com o programa.
Vale do Paraíba
A programação no Vale do Paraíba tem início no Senac Pindamonhangaba, no dia 11 de junho, com a palestra A empresa como agente transformador na vida das pessoas, às 19 horas. O encontro vai reunir empresários, gestores e escolas formadoras para apresentar a realidade dos jovens que buscam espaço no mundo do trabalho e incentivar a valorização do programa Aprendizagem nas empresas.
Também com o tema A empresa como agente transformador na vida das pessoas, o Senac Guaratinguetá realiza, no dia 12 de junho, às 14 horas, uma mesa-redonda na qual o participante poderá conhecer e vivenciar a Aprendizagem, por meio de ações integradas contemplando rodas de conversas, atividades lúdicas e interativas sobre a temática. No mesmo dia, a unidade São José dos Campos realiza a palestra Jovem Aprendiz: o líder de amanhã, às 14 horas, com direito a um bate-papo no final da apresentação para discutir o tema norteador do evento.
Ainda no dia 12 de junho, o Centro Universitário Senac – Campos do Jordão realiza, às 14h30, a oficina Quatro Estações da Aprendizagem: transformando vidas. Ela vai proporcionar aos participantes uma vivência inspirada nas quatro estações: primavera, verão, outono e inverno, pela qual será possível percorrer os caminhos da metamorfose vivida pelos alunos no programa Aprendizagem.
Para encerrar o circuito, o Senac Taubaté promove, no dia 19 de junho, às 9 horas, a roda de conversa Diálogos: experiências transformadoras na Aprendizagem, com a presença de representantes dos atores envolvidos no programa.
Para se inscrever e conferir a programação completa, acesse o Portal Senac (www.sp.senac.br/agendadeeventos) e escolha a unidade de sua preferência.
Sobre o programa Aprendizagem
Por meio do programa Aprendizagem, o Senac São Paulo promove, em parceria com as empresas, a inserção de milhares de jovens no mundo do trabalho, sendo que muitas vezes essa é sua primeira experiência. O curso é gratuito e a inscrição do aluno deve ser feita pela empresa em que ele atuará como aprendiz. Em 2017, a instituição formou mais de 14 mil jovens em todo o Estado.
O programa é uma formação técnico-profissional vinculada à Lei da Aprendizagem nº 10.097/2000, ampliada pelo Decreto Federal nº 5.598/2005, que determina que empresas de médio e grande porte contratem jovens de 14 a 24 anos incompletos, sendo um mínimo de 5% e um máximo de 15% do seu quadro de funcionários, assegurando a eles sua formação.
Em 2017, um balanço apresentado pelo Ministério do Trabalho apontou que mais de 200 mil jovens foram contratados no Brasil, logo no primeiro semestre, por meio da lei da Aprendizagem. Ainda segundo esse documento, o Estado de São Paulo foi o que mais contratou. “No âmbito da lei, aprendiz é o adolescente ou jovem entre 14 e 24 anos incompletos que deve estar frequentando a escola regular, caso não tenha concluído o ensino médio, ao mesmo tempo em que recebe formação teórica e prática sob a orientação de uma instituição qualificada”, explica Erleni.
Durante o programa Aprendizagem, os alunos também realizam ações que os estimulam a encontrar soluções para situações-problema do cotidiano e que propiciam condições de um aprendizado amplo e significativo. Os projetos permeiam todo o curso e se desdobram em torno de um tema definido em conjunto com a turma. Os estudantes são estimulados à pesquisa, análise crítica, reflexão e investigação, com o objetivo de desenvolverem as competências previstas no perfil profissional de conclusão.
Ao integrar-se ao programa, a empresa, além de cumprir seu papel legal de contratante do aprendiz, é convidada a compartilhar experiências como parceira do Senac e atuar no processo de transformação do jovem, dando-lhe oportunidade de trabalho e ajudando-o a construir uma vida pessoal e profissional com mais oportunidades. O curso está organizado em 17 meses e possui carga horária de 1.560 horas, das quais 480 horas são teóricas no Senac e 1.080 horas de prática na empresa.
Outras informações sobre como participar do programa Aprendizagem estão disponíveis no Portal Senac: www.sp.senac.br/aprendizagem. A empresa deve contatar a unidade do Senac do seu interesse para verificar a data de início das próximas turmas, prazos e documentos necessários.