Roda de bate-papo ocorre nas unidades San Marino e Santa Helena
As Unidades de Pronto Atendimento (UPA) San Marino e Santa Helena, gerenciadas pela Santa Casa de Misericórdia de Chavantes, vão promover ações de conscientização e prevenção do câncer de mama e colo de útero. As atividades integram a campanha Outubro Rosa, que tem o objetivo de fortalecer o diagnóstico precoce das doenças.
Na UPA Santa Helena, será realizada palestra com roda de conversa, com a participação de nutricionista da unidade, além de voluntária que dará seu testemunho sobre o problema. A ação, que ocorre no dia 18, às 14h, com o apoio do Grupo de Apoio à Pessoa com Câncer (GAPC), terá, ainda, arrecadação de alimentos não perecíveis que serão doados a famílias carentes.
Já na unidade San Marino, haverá apresentação com destaque para a prevenção, esclarecendo a importância do diagnóstico precoce, os fatores de riscos, sinais precoces e práticas saudáveis para diminuir a possibilidade de desenvolver a doença. A palestra, que é aberta ao público e funcionários, ocorrerá no dia 27, às 16h.
A gestora das duas unidades, Renata Juliani, destaca a importância da participação do público feminino nos dois eventos. “Vamos falar de cuidado e prevenção de uma das doenças que mais acomete mulheres no Brasil. Essa é a maneira que encontramos para levar informações e tentar conscientizá-las a fazerem todos os exames de prevenção”, afirma.
Os principais sinais e sintomas suspeitos de câncer de mama são: caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja, alterações no bico do peito (mamilo) e saída espontânea de líquido de um dos mamilos. Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou na região embaixo dos braços (axilas).
A campanha
O movimento internacional de conscientização para a detecção precoce do câncer de mama, Outubro Rosa, foi criado no início da década de 1990, quando o símbolo da prevenção ao câncer de mama — o laço cor-de-rosa — foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York (EUA) e, desde então, promovida anualmente.
No Brasil, excluídos os tumores de pele não melanoma, o câncer de mama é o mais incidente em mulheres de todas as regiões, com taxas mais altas nas regiões Sul e Sudeste. Para cada ano do triênio 2023-2025, foram estimados 73.610 casos novos, o que representa uma taxa ajustada de incidência de 41,89 casos por 100 mil mulheres, de acordo com relatório do Instituto Nacional do Câncer 2022.