Search
segunda-feira 23 dezembro 2024
  • :
  • :

UNIVESP vai disponibilizar cerca de duas mil vagas anualmente em Taubaté

Em negociações com Governador Marcio França, Diretores da Univesp e Deputados do PR, Vereador Guará Filho (PR) conquistou mais 800 vagas por semestre para a cidade.
A Sessão Ordinária da última segunda-feira, 07.05, realizada na Câmara Municipal de Taubaté foi marcada pela fala do Vereador Guará Filho (PR) que anunciou a conquista de mais 800 vagas por semestre para a população que tem o objetivo de cursar a UNIVESP em Taubaté. A Universidade em questão trata-se da UNIVESP (Universidade Virtual do Estado de São Paulo) e, que, atualmente está presente em mais de 240 polos espalhados por todo Estado de São Paulo.
“Estou muito feliz por ter conquistado a primeira universidade 100% pública para a população de Taubaté, a UNIVESP é uma Universidade com a grade curricular semipresencial e reconhecida nacionalmente. Aumentarmos o número de vagas para o cidadão taubateano foi mais uma vitória incalculável para a nossa cidade e de meu mandato”. (Ver. Guará Filho –PR).
O primeiro vestibular da UNIVESP aconteceu em 2014 com oferta de 3.330 vagas para graduação em Engenharia de Computação e Engenharia de Produção, assim como licenciaturas em Matemática, Física, Química e Biologia. Em seguida no ano de 2016, a Universidade realizou um novo processo seletivo com disponibilidade de 918 vagas para uma segunda turma de Engenharia de Computação e Engenharia de Produção. Hoje, além desses seis cursos de graduação, também oferece cursos de especialização para a formação docente no ensino mediado pelas tecnologias.
A Prefeitura de Taubaté oficializou no último dia 10 de maio o interesse de receber um Polo da UNIVESP na cidade através de um Edital de Chamamento Público, onde se comprometeu a oferecer os cursos juntamente com o Governo do Estado de São Paulo. Os cursos oferecidos pela Universidade através do referido edital são: Engenharia da Computação; Engenharia de Produção; Licenciatura em Matemática; Pedagogia e Gestão Pública. Vale destacar que todos os diplomas são expedidos pela USP, UNESP e pela UNICAMP, Universidades renomadas do Brasil.
“O mais importante é que quadruplicamos o número de vagas para cursar a Universidade, ou seja, com essa atitude consegui dar oportunidades de estudo de um curso superior de qualidade para mais de dois mil taubateanos que, hoje, tem o sonho de se formar em Universidades como USP, UNICAMP e UNESP”. (Ver. Guará Filho – PR).
Vale ressaltar que a Prefeitura Municipal de Taubaté deve ceder um espaço para o funcionamento da Universidade, além de computadores que servirão de uso dos estudantes. O custo dos professores, funcionários e demais despesas serão de responsabilidade da Universidade Virtual do Estado de São Paulo. O próximo passo é aguardar o chamamento público e definir o local onde o Polo da Univesp será instalado.