Search
sexta-feira 27 dezembro 2024
  • :
  • :

Unitau lança projeto Solar do Café

A Universidade de Taubaté (Unitau) pretende atrair parceiros para viabilizar a instalação do Solar do Café. Esse espaço museográfico deve reunir passado, presente e futuro da fruta, também conhecida como “ouro verde”.

O projeto de lançamento do Solar do Café aconteceu na última sexta-feira, dia 12 de novembro. A proposta é utilizar a área externa e o piso superior do Solar da Viscondessa, imóvel histórico onde funciona a Pró-Reitoria de Extensão (PREX) da Unitau.

A proposta contou com a participação do Núcleo de Preservação do Patrimônio Cultural (NPPC) e foi apresentada oficialmente à Reitora da Unitau, Profa. Dra. Nara Lucia Perondi Fortes, por uma comissão técnica da PREX. A Reitora deu aval para o desenvolvimento das próximas etapas.

“Taubaté possui fortes ligações com o período cafeeiro e nada como ocupar esse patrimônio histórico com esse projeto. Com o projeto formalizado, agora poderemos buscar parceiros que nos ajudem a viabilizar o Solar do Café”.

Para estruturar a visitação do público, o projeto dividiu o Solar do Café em oito áreas. Entre elas, por exemplo, estão espaços para uma contextualização histórica, informações técnicas a respeito da fruta, relações com a tecnologia e a sustentabilidade, além da área externa com um terreiro e o plantio de mudas.

Também estão previstos ajustes estruturais, como o rebaixamento de parte do muro do solar e a implantação de placas de vidro para que o prédio possa ser visualizado pelos pedestres que transitam pelo local. Os ajustes passaram pela aprovação do Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Artístico, Urbanístico, Arqueológico e Arquitetônico de Taubaté.

“Temos a possibilidade de praticar nesse espaço de memória o ensino, a pesquisa e a extensão. O Solar do Café vai permitir trazer elementos históricos sobre o café e sua importância para o país, identificar os rostos relacionados à cultura cafeeira e propor reflexões a respeito dos impactos da produção para o meio ambiente”, afirma a Pró-Reitora de Extensão, Profa. Dra. Letícia Maria Pinto da Costa.

O Solar da Viscondessa do Tremembé tem suas características originais preservadas pelo Projeto Restau, da Unitau. O imóvel é datado do século 19 e atravessou o período da opulência cafeeira, passando pelo início da industrialização, até a fase urbana e universitária.

Moradia de famílias e de personalidades ilustres, como o avô do escritor Monteiro Lobato, o imóvel experimentou diferentes usos. Foi museu, ginásio, sede da reitoria da Unitau, Departamento e Clínica de Psicologia e sede do Centro de Documentação e Pesquisa Histórica (CDPH) da Universidade. Desde março deste ano, o imóvel abriga a PREX. O solar foi tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico e Turístico (Condephaat) em 1985.