Search
segunda-feira 23 dezembro 2024
  • :
  • :

Unitau lança dois cursos de pós-graduação em Caraguatatuba

As cidades do Litoral Norte de São Paulo registraram grande expansão econômica nas últimas décadas. Um dos impactos desse crescimento é o aumento da população na região, pessoas que vêm de diferentes partes do país em busca de melhores oportunidades. Esse cenário, influenciado também pelo acelerado avanço tecnológico e pelo pós-pandemia, tem gerado novos desafios sociais e econômicos para a gestão pública e a administração privada.

De olho nessa demanda, a Universidade de Taubaté (Unitau) abre no campus de Caraguatatuba as primeiras turmas de dois cursos de pós-graduação: Gestão de Desenvolvimento Regional (com 25 vagas e aulas aos sábados) e Ciências da Saúde (com 20 vagas e aulas às quintas, às sextas e aos sábados).

A Pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação, Profa. Dra. Monica Franchi Carniello, destaca que fazer um curso de pós-graduação permite que os profissionais das diversas áreas do conhecimento se mantenham atualizados com os temas contemporâneos, ampliem suas redes de relações profissionais, potencializem as oportunidades de carreira e se firmem como produtores de conhecimento.

“Em um cenário marcado por transformações, decorrentes de situações como desenvolvimento tecnológico, o enfrentamento da pandemia Covid-19, relações geopolíticas, entre outras, é fundamental que o profissional invista em um processo de formação continuada, para que se mantenha como agente dessas transformações e para que desenvolva as competências e habilidades mais buscadas pelo mercado de trabalho”, afirma.

Segundo pesquisa realizada pelo Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo (Semesp), em 2021, a diferença de remuneração entre estudantes de pós-graduação e graduação chega a 120%. A Pró-reitora lembra, ainda, que mestres e doutores possuem um amplo campo de atuação.

“Além da possibilidade de trilhar uma carreira acadêmica, empresas de diversos setores têm priorizado a contratação de pós-graduados para atuação, por exemplo, em pesquisa e desenvolvimento, nos ecossistemas de inovação, na análise e tratamento de informações, entre outros. Além disso, em concursos públicos, a titulação de pós-graduação geralmente é um dos itens que integra a composição da avaliação”, explica.

A Profa. Dra. Monica relata que a decisão de ofertar os cursos de mestrado Ciências da Saúde e Gestão e Desenvolvimento Regional em Caraguatatuba é sustentada pelo potencial do Litoral Norte nos aspectos sociais e econômicos.

“A Unitau sempre recebeu alunos do Litoral Norte em seus cursos de pós-graduação, o que se reflete na formação de capital intelectual e na produção de pesquisas sobre a região. Com a abertura de um campus da Unitau em Caraguatatuba em 2022, a universidade amplia as possibilidades para que moradores da região possam fazer sua formação no âmbito da pós-graduação”, diz.

Mestrado em Ciências da Saúde

Caraguatatuba se tornou uma referência para a área saúde no Litoral Norte, especialmente após a instalação do Hospital Regional em 2020. O aumento da demanda por profissionais desse mercado foi um dos motivos que levaram a Unitau a oferecer o curso de Medicina no município. Com a Pós-graduação em Ciências da Saúde, a Universidade espera contribuir ainda mais para a formação de mão de obra e para o fortalecimento do capital intelectual na área.

“Esse curso forma profissionais voltados para o ensino e para a pesquisa na área da saúde. A formação é baseada na experiência clínica e na evidência científica. Por isso, dá ao profissional respaldo também para a prática do dia a dia, porque ela vai se atualizar, aprimorar conceitos, produzir artigos científicos, e isso reflete na conduta clínica”, afirma a coordenadora do mestrado em Ciências da Saúde, Profa. Dra. Laís Regiane da Silva Concilio.

A coordenadora destaca que toda a comunidade do entorno de onde o curso de Pós-graduação é oferecido é, direta e indiretamente, beneficiada pela especialização dos profissionais.

“Esse profissional vai atender os pacientes de uma forma muito mais efetiva, mais atualizada, isso reflete também em tratamentos de ponta. Não adianta a ciência ficar fechada dentro dos muros da Universidade. É importante que ela chegue à comunidade, a maior beneficiada de tudo isso”, explica a Profa. Dra. Laís.

Mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional

Os investimentos, tanto do poder público quanto da iniciativa privada, têm acompanhado a expansão econômica das cidades do Litoral Norte. A duplicação da rodovia dos Tamoios, por exemplo, deve facilitar o escoamento de cargas pelo porto de São Sebastião e favorecer também o setor do turismo. A expectativa é que o aquecimento desses e de outros setores estimule positivamente a geração de emprego.

O coordenador do mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional, Prof. Dr. Edson Trajano, explica que as linhas de pesquisas que serão abordadas no curso de pós-graduação foram pensadas para atender as necessidades, inclusive algumas específicas, da população das cidades do Litoral Norte. O contexto da empregabilidade, pode ser estudado, por exemplo, na temática: “Profissionalização, desenvolvimento profissional e gestão de carreiras”.

“Outro destaque é tema ‘Resíduo sólido urbano, saneamento básico, eficiência energética e gestão de cidades’. A gestão de resíduos sólidos e o saneamento são uns dos principais desafios do Litoral Norte, até mesmo em função das características geográficas dos municípios. Esse projeto atende com eficiência o processo de gestão e desenvolvimento nessa área”, afirma o Prof. Dr. Edson Trajano.

O coordenador do mestrado afirma, ainda, que criou um projeto especifico nesse mestrado para estudar a expansão urbana e o desenvolvimento regional do Litoral Norte.

“Essa é uma das regiões do estado de São Paulo e do Brasil que mais apresentou crescimento populacional nas últimas décadas, o que implicou em problemas urbanos. Recentemente, o excesso de chuvas, principalmente em São Sebastião, causou uma tragédia com a morte de cerca de 60 vítimas. Isso passa pela questão da expansão urbana que ocorreu nessa região. Então, fazer uma análise dessa expansão e como ela dificultou o processo de desenvolvimento é um dos objetivos desse projeto”, explica o professor.

A coordenadora adjunta do mestrado, Prof. Dra. Quésia Kamimura, reforça que o curso de pós-graduação oferecido pela Unitau deve possibilitar a aproximação com uma região caracterizada pela expressiva expansão econômica e contribuir para o desenvolvimento do Litoral Norte.

“A experiência de mais de duas décadas em gestão e desenvolvimento regional, possibilitará aos docentes contribuir para o aperfeiçoamento das ações necessárias à sustentabilidade regional. É uma responsabilidade produzir conhecimento e soluções, com o incremento da formação dos agentes públicos e privados conectados aos processos de desenvolvimento regional”, afirma.