A Universidade de Taubaté (Unitau) programa a plena retomada das atividades acadêmicas presenciais, a partir de 14 de fevereiro de 2022, com investimentos de cerca de R$ 20 milhões. Os recursos foram aplicados na aquisição de equipamentos e de material de consumo, além de na manutenção das instalações, na modernização da infraestrutura e em novos laboratórios.
A relação de melhorias da Pró-Reitoria de Administração (PRA) conta com mais de 20 itens entre ações já realizadas, em execução e em novos projetos.
Entre as aquisições, por exemplo, estão 188 desktops e 74 notebooks que foram distribuídos aos departamentos, juntamente com projetores datashow. Os laboratórios de simulação também receberam bonecos e equipamentos para ventilação mecânica.
A Clínica de Fisioterapia recebe melhorias na piscina e também vai ganhar um elevador.
Já os alunos do Direito vão ganhar uma área de convivência e a adequação do Juizado Especial (JEC).
O projeto de inovação pedagógica que integra o conceito da Universidade do Futuro segue em andamento com a implantação de cinco salas de metodologias ativas nos departamentos.
“Implantamos a rede sem fio no Departamento de Ciências Agrárias e a substituição do telhado do hall de entrada da Engenharia na Juta. Também construímos novas salas de aula, ampliamos a climatização nas instalações e instalamos novos laboratórios como os da Psicologia”, complementa o Pró-Reitor de Administração, Prof. Dr. Renato Rocha.
A retomada presencial também vai implicar em maior atividade nas instalações de uso comum por parte de alunos e funcionários, a exemplo da academia de musculação no Campus do Bom Conselho. Segundo o Pró-Reitor, o espaço será totalmente revitalizado e ganhou aparelhos novos.
“Fizemos a reestruturação da academia de musculação para todos os alunos e funcionários que a usam. Teremos um uso limitado por pessoas em alguns determinados horários para evitar aglomerações. Tudo isso foi pensado, conforme a legislação e os protocolos de segurança”.
Como exemplo de uma obra em execução, o professor Renato Rocha destacou a reforma da Pró-Reitoria de Finanças, cujo espaço vai receber a Pró-Reitoria Estudantil. “Vamos criar ali uma espécie de poupatempo da Unitau, centralizando todo o atendimento e promovendo um melhor acolhimento para os nossos alunos”.
Já entre os projetos cujo planejamento foi concluído para início das obras ainda este ano, o Pró-Reitor cita a Clínica Veterinária. A Unitau dispõe de uma reserva orçamentária de cerca de R$ 6 milhões para a implantação da Clínica.
“Dentre os projetos que vão ser executados neste ano, o da Clínica Veterinária fica pronto e a licitação deve ter início neste semestre para a construção. Temos uma reserva orçamentária para a clínica e para as obras no entorno, acessibilidade e até uma caixa d´água para suprir a necessidade do campus como um todo”.
A primeira fase da instalação do campus integrado do Bom Conselho também está na programação da Pró-Reitoria de Administração. Com a publicação das leis que autorizam a venda de três imóveis da Unitau, a próxima etapa é uma nova avaliação para a atualização dos valores e a elaboração dos projetos das licitações.