A Universidade de Taubaté (Unitau) e a Prefeitura de Taubaté realizam a 73ª Semana(s) Monteiro Lobato. A programação especial é dividida em duas etapas: (Re)considerações, entre 14 e 17 de abril, e Memórias da Emília, entre 24 e 27 do mesmo mês.
Os eventos de (Re)considerações propõem uma reinscrição crítica da obra do autor no cenário atual, valorizando o papel da cidade de Taubaté — terra natal de Lobato — como espaço de memória, debate e produção de conhecimento.
“Monteiro Lobato é polêmico. Foi polêmico na sua época, ainda é polêmico, e ecoa tanto a sua obra quanto suas ações. Monteiro Lobato teve ações muito importantes, que poucas pessoas sabem inclusive. Ele foi responsável por trazer uma editora pro Brasil, antes dele não existiam editoras no Brasil. Ele foi um dos maiores responsáveis pela exploração do petróleo no Brasil, que teve um impacto econômico até hoje muito grande”, explica a Profa. Dra. Rachel Abdala.
Com atividades culturais, conferências, palestras, oficinas pedagógicas, certames literários, exposições e manifestações artísticas, a Semana tem como eixo central a reavaliação da obra de Lobato em âmbito nacional e local.
As temáticas propostas contemplam tanto os primeiros anos de sua trajetória quanto os impactos de sua produção no Brasil contemporâneo.
A conferência de abertura será conduzida pela Profa. Dra. Marisa Lajolo (Universidade Presbiteriana Mackenzie), com o tema “Os muitos Monteiros e os vários Lobatos”, na segunda-feira (14/04), das 20h às 21h30, no auditório da SEDES (Av. Amador Bueno da Veiga, 220).
As ações da Unitau acontecerão ao longo da semana com destaque para a programação promovida pelo Mestrado em Linguística Aplicada, que será realizada na Sala ODS, no prédio do CEN-Unitau (Rua Expedicionário Ernesto Pereira, 225), na segunda-feira, 14.
Para montar a programação, a Unitau contou com um trabalho interdisciplinar: cinco programas de pós-graduação participaram da organização. Na graduação, os cursos de História, Letras e Pedagogia realizarão a Semana Pedagógica neste período.
A 73ª Semana(s) Monteiro Lobato é realizada em articulação com o Museu Monteiro Lobato, que tradicionalmente organiza atividades voltadas ao público infantojuvenil neste período. Toda a programação poderá ser acompanhada também de forma online, com inscrições e detalhes disponíveis na plataforma Even3. Para acessar locais e os palestrantes de toda a programação, basta clicar aqui.
Departamento de Ciências Sociais Educação integra Semana Monteiro Lobato com atividades para licenciaturas
Na graduação, o Departamento de Ciências Sociais e Educação da Universidade de Taubaté integra, neste ano, a programação da Semana Monteiro Lobato. A iniciativa substitui a realização da tradicional Semana Integrada do Campus Humanidades e tem como objetivo fortalecer a participação da comunidade acadêmica dos cursos de licenciatura em História, Letras e Pedagogia em atividades culturais que dialogam diretamente com a formação docente.
Confira a programação completa entre os dias 14 e 17/04:
Segunda-feira – 14/04
9h às 12h – Trilhas de Lobato por Taubaté
10h às 12h – Das Reinações às Reflexões: Monteiro Lobato, Diversidade e Desenvolvimento Científico
14h às 16h – Literatura infantil e juvenil de Monteiro Lobato: imaginação e ludismo em diálogo
16h às 18h – Debates-podcasts Monteiro Lobato para Adultos
20h às 21h30 – Abertura: Os muitos Monteiros e os vários Lobatos
Terça-feira – 15/04
10h às 12h – Exposição “Revivendo Lobato”
14h às 15h55 – Exposição “Revivendo Lobato”
16h às 18h – Das Reinações às reflexões: Monteiro Lobato, Diversidade e Desenvolvimento Científico
16h às 18h – Monteiro Lobato hoje, ontem e sempre
19h às 21h – Um satirozinho pitoresco: Monteiro Lobato e as metamorfoses do saci
Quarta-feira, 16/04
16h às 18h – Eugenia, Cultura, Ciência e Lobato
19h às 21h – Lobato e o petróleo: entre o texto e o poço
Quinta-feira, 17/04
9h às 12h – Trilhas de Lobato por Taubaté
15h às 17h – Desmistificando Lobato- de Jeca à Negrinha – uma conversa informal
19:30 às 21h Encerramento: Monteiro Lobato e Mazzaropi: dois caipiras