A Alstom anuncia nesta sexta-feira, 29, a conclusão da aquisição da Bombardier Transportation.
Alavancando sua clara estratégia Alstom in Motion e seus sólidos fundamentos operacionais e trajetória financeira, a Alstom, ao integrar a Bombardier Transportation, fortalecerá sua liderança no crescente mercado de mobilidade sustentável, alcançando um tamanho crítico em todas as geografias e integrando outras soluções e ativos para melhor servir seus clientes em todo o mundo.
O Grupo ampliado tem uma receita pró-forma combinada de cerca de € 15,7 bilhões[1] e um backlog combinado de € 71,1 bilhões[2]. Emprega 75.000 pessoas em 70 países, possui recursos de P&D sem paralelos e um portfólio completo de produtos e soluções.
Receita combinada pró-forma não auditada para o período de 12 meses encerrado em 31 de março de 2020; 2 Calculado pela soma do backlog da Alstom em junho de 2020 (€ 41,2 bilhões) e do backlog da Bombardier Transporte em junho de 2020 (US$ 33,7 bilhões convertidos pelo câmbio 1,1284 EUR/USD). O número do backlog da Bombardier Transportation não foi revisado para consistência metodológica com o da Alstom.
“Hoje é um momento único para a Alstom e o setor de mobilidade em todo o mundo, com a criação de uma nova líder global centrada em mobilidade inteligente e sustentável. Mais do que nunca, o mundo precisa se engajar em uma profunda transição ambiental e social para poder enfrentar os grandes desafios da urbanização, oportunidades iguais para o desenvolvimento econômico e as mudanças climáticas. O transporte, essencial para a vida profissional e social, mas com grande impacto ambiental, está no centro desta transição.
Nossa responsabilidade, junto com os 75.000 colaboradores da Alstom hoje, é transformar nosso conjunto exclusivo de ativos criado por essa transação no capacitador dessa transformação necessária. Nossa responsabilidade é trazer a inovação necessária para desafios tão extremos e que todas as comunidades em todo o mundo, em seus deslocamentos para encontrar entes queridos ou para trabalhar, possam ter acesso à mesma qualidade de serviço e eficiência, cuidando do nosso planeta.” disse Henri Poupart-Lafarge, Chairman e CEO da Alstom.
Uma nova líder global em mobilidade inteligente e sustentável
Um grupo que atende a um mercado em crescimento
O mercado ferroviário é apoiado por motores de crescimento fundamentais, como urbanização acelerada, estratégias de investimento público e o impulso mundial para a transformação verde e digital dos sistemas de transporte. Apesar da pandemia, os recentes anúncios de estímulo confirmam claramente o desenvolvimento da mobilidade sustentável e, mais especificamente, do transporte ferroviário como uma prioridade de longo prazo. O mercado de manufatura ferroviária deve crescer a uma CAGR de 2,3% até 2025.
3 CAGR entre 2017-2019 e 2023-2025 para o mercado OEM – UNIFE Market Study 2020, cenário central (formato em V)
Maior alcance mundial, com base nas complementaridades dos dois grupos
O Grupo terá um alcance comercial sem paralelos em todas as geografias graças à complementaridade das duas empresas. Embora o Grupo Alstom já tenha uma base de clientes bem estabelecida na França, Itália, Espanha, Índia, Sudeste Asiático, Norte da África e Brasil, a Bombardier Transportation trará forte proximidade com o cliente em mercados estratégicos como Reino Unido, Alemanha, países nórdicos, China e América do Norte. O Grupo terá agora, em particular, capacidades muito fortes na Europa e América do Norte, que representam aproximadamente 75% do mercado acessível aos OEM.
Conforme anunciado anteriormente, a sede da Alstom of the Americas ficará sediada em Montreal, Québec – liderando todas as operações na região – além de estabelecer um centro de excelência em design e engenharia que se baseará nos pontos fortes de Québec em inovação e mobilidade sustentável.
A Alstom estará ainda mais próxima de seus clientes e poderá alavancar seu conhecimento de mobilidade em todo o mundo para oferecer as melhores soluções de mobilidade “fit-for-purpose”.
Um portfólio completo de produtos e soluções ferroviárias, linhas de produtos fortalecidas
O Grupo oferecerá a operadoras de mobilidade e provedores de rede produtos e soluções em toda a cadeia de valor ferroviária. Ao integrar a Bombardier Transportation, a Alstom terá o portfólio ferroviário mais completo. Em Material Rodante, seu portfólio irá variar de veículos ferroviários leves a trens de altíssima velocidade, incluindo novos produtos estratégicos, como “people mover” e monotrilho. O Grupo será capaz de atender seus clientes no espaço de Serviços com uma rede mais ampla de instalações de manutenção e maiores capacidades de manutenção preditiva. Com uma frota de 150.000 veículos, a Alstom terá a maior base instalada do mundo, um trampolim único para expandir ainda mais sua liderança em Serviços. Sua linha de produtos de Sinalização ganha escala significativa, tornando-se nº 2 no mundo[4] em termos de receita, adquirindo capacidades tecnológicas e comerciais em mercados estratégicos, complementares aos da Alstom.
Receita de atividades de sinalização, com base no último ano fiscal publicamente disponível dos concorrentes (€ bilhões). Todos os números provenientes de registros de empresas concorrentes, Player No. 1 e Player No. 4 completados com estimativas internas da Alstom; Excluindo concorrentes com foco principal no mercado doméstico chinês
Um footprint global e equilibrado para atender clientes em todo o mundo
O Grupo terá acesso a mais capacidades industriais estratégicas com footprint industrial competitivo tanto em mercados maduros, como Europa Ocidental, América do Norte e Austrália, como em mercados em crescimento, incluindo Europa Oriental, México e Índia. A Bombardier Transportation traz centros de expertise para locomotivas e truques na Alemanha, monotrilhos e “people movers” no Canadá, trens suburbanos e regionais na França e no Reino Unido, tração na Suécia, juntamente com centros de engenharia nos países de melhor custo na Tailândia. Traz também sete joint-ventures bem estabelecidas na China. Com essas adições estratégicas imediatas ao já diversificado footprint da Alstom, o Grupo ampliado tem acesso a uma expertise industrial mais profunda e está mais perto de seus clientes.
Capacidades de P&D sem paralelos para fomentar inovação verde e inteligente
A Alstom já é pioneira em mobilidade com inovações de ponta, como o recente trem a hidrogênio, operação autônoma de trens, material rodante e infraestrutura com eficiência energética. Reunindo cerca de 17.500 talentos de engenharia e P&D de ambos os grupos, consolidando um rico legado de 10.000 patentes e incorporando tecnologias adicionais significativas da Bombardier Transportation, por exemplo, em manutenção preditiva, sinalização e operações digitais, o Grupo será capaz de desenvolver soluções em um ritmo mais rápido e em maior escala para tornar a mobilidade de amanhã uma realidade. A Alstom está acelerando em direção a sua ambição: ser a player inovadora global para uma mobilidade sustentável e inteligente.
Criação confirmada de valor no longo prazo para todas as partes interessadas
Clientes e passageiros se beneficiarão com a proximidade dos funcionários e unidades da Alstom, suas capacidades de inovação sem paralelos, um portfólio abrangente de produtos e soluções ferroviárias e compromisso com uma entrega eficiente.
Os funcionários da Bombardier Transportation ingressam no Grupo Alstom a partir de 29 de janeiro de 2021. Esses novos talentos enriquecerão o perfil operacional da Alstom em todos os níveis e formarão, junto com os funcionários da Alstom, uma equipe Alstom ágil, inclusiva e responsável.
Sendo o ferroviário o meio de transporte motorizado com menor emissão de CO2, o Grupo está mais do que nunca focado em sua ambição de descarbonizar a mobilidade. A Alstom reafirma seus compromissos de criar um impacto positivo nas comunidades em que opera, de fornecer aos funcionários o melhor ambiente e experiência de trabalho e de estar nos mais altos padrões em termos de práticas comerciais responsáveis.
A Alstom confirma seu objetivo de gerar € 400 milhões de sinergias de custos com base na taxa de execução anual do quarto ao quinto ano[5] e restaurar a margem da Bombardier Transportation para um nível padrão no médio prazo. Espera-se que a transação traga um acréscimo de EPS de dois dígitos a partir do ano 2 após o fechamento[6] e que preserve o forte perfil de crédito da Alstom com classificação Baa2.
5 Pós-fechamento da aquisição; e 6 Após sinergias de custos e custos de implementação, e antes da amortização do PPA
Participação acionária e governança: um novo acionista principal com uma abordagem de investimento de longo prazo
A CDPQ (Caisse de dépôt et placement du Québec) hoje se torna a principal acionista da Alstom, com 17,5% do capital social da Alstom. A CDPQ está comprometida com uma abordagem de longo prazo aos acionistas, com um forte histórico de investimentos em infraestrutura e ativos de transporte.
A Bouygues agora detém aproximadamente 6% do capital social da Alstom.
De acordo com as deliberações aprovadas pela Assembleia de Acionistas da Alstom realizada em 29 de outubro de 2020, a Sra. Kim Thomassin, representando a CDPQ, e o Sr. Serge Godin ingressaram hoje no Conselho de Administração da Alstom. O Sr. Benoit Raillard foi nomeado pelo Conselho de Administração da Alstom como observador (censeur) por proposta da CDPQ.
Preço e Financiamento
O preço de referência foi fixado em € 5,5 bilhões, na parte inferior da faixa de € 5,5 bilhões a € 5,9 bilhões comunicada em 16 de setembro de 2020. Os recursos para a aquisição foram estabelecidos em € 4,4 bilhões, que incluem o impacto do mecanismo de ajuste mínimo de caixa baseado em uma posição de caixa líquida negativa de Bombardier Transportation em 31 de dezembro de 2020 e outros novos ajustes contratuais no valor de € 1,1 bilhão.
A aquisição foi financiada[7] por meio da emissão de direitos de cerca de € 2 bilhões concluída em 7 de dezembro de 2020, e parte da emissão de títulos sênior de € 750 milhões concluída em 11 de janeiro de 2021, e pelos aumentos de capital reservados para o benefício de afiliadas da CDPQ e Bombardier Inc., em montantes totais, respectivamente, de € 2,6 bilhões e € 500 milhões concluídos hoje como parte do fechamento da transação[8].
7 Os recursos do financiamento também contribuirão para financiar a dívida líquida/posição de caixa da Bombardier Transportation; e 8 A afiliada da CDPQ, CDP Investissements Inc., subscreveu 64.680.147 novas ações ordinárias e a afiliada da Bombardier Inc, Bombardier UK Holding Limited, subscreveu 11.504.149 novas ações ordinárias, respectivamente, a preços de subscrição ajustados de aproximadamente € 40,67 e aproximadamente € 43,46, ajuste resultante da conclusão da emissão de direitos em 7 de dezembro de 2020
Próximos passos
A Alstom buscará e finalizará as vendas de certos ativos do Grupo combinado de acordo com os compromissos descritos no comunicado à imprensa da Comissão Europeia em 31 de julho de 2020. As alienações obedecerão a todos os processos sociais aplicáveis e consultas a órgãos de representação dos trabalhadores.[9]
9 A Alstom cumprirá seus compromissos de desinvestimento e comportamentais como parte da autorização da Comissão Europeia para a aquisição. Detalhes sobre os compromissos comportamentais relativos a certas unidades a bordo e sistemas de gestão de controle de trem, incluindo detalhes de contato relevantes, estão disponíveis em https://www.alstom.com/obu-commitments
A Alstom realizará um “Capital Markets Day” no verão.