É tradição na cidade a exibição do debate entre os candidatos a prefeito realizado pela TV Câmara Taubaté. Desde 2008 a emissora promove esses encontros com o objetivo de oferecer ao cidadão a possibilidade de analisar os postulantes ao cargo. Ao longo desses anos, a TV legislativa privilegiou o debate entre todos os candidatos, o que representa chance igual entre eles durante essa concorrência.
Em 2020 não será diferente. No dia 11 de novembro, a partir das 20h30, o taubateano poderá sintonizar a TV Câmara Taubaté no canal 4 da Net, site, Youtube e Facebook e acompanhar, ao vivo, a participação dos dez candidatos que disputam as eleições neste ano.
“Tivemos uma reunião no dia 15 com os representantes dos partidos e coligações, assessorados pela Procuradoria Jurídica e pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes da Câmara, e definimos os critérios do debate, prezando especialmente pela situação da pandemia da Covid-19, que requer cuidados e orientações que serão seguidos à risca por nossas equipes e pelos candidatos”, afirmou o diretor de Comunicação da Câmara, Júlio Rocha.
O debate será realizado no Sistema Educacional de Desenvolvimento Social (Sedes), será dividido em cinco blocos e terá duração aproximada de três horas e meia. A mediação será feita pelo jornalista Carlos Abranches. A ordem dos lugares ocupados na bancada foi feita por sorteio prévio, e não serão permitidos apartes e manifestações de outros candidatos, quando um candidato estiver fazendo uso do seu tempo.
O primeiro bloco terá perguntas do mediador para o candidato; no segundo, os candidatos farão perguntas entre si; no terceiro, eles responderão a perguntas enviadas por jornalistas, munícipes e representantes da sociedade civil; no quarto bloco os candidatos voltam a fazer perguntas entre si; e no quinto haverá considerações finais.
A Procuradoria Jurídica da Câmara acompanhará o evento para deliberar sobre possíveis pedidos de direito de resposta. O regulamento do debate, que inclui outras regras, como a proibição de faixas e bandeiras dentro do auditório e a possível ausência dos candidatos, foi aprovado pelos participantes e submetido à homologação da Justiça Eleitoral.
“A Câmara disponibilizou toda sua estrutura para que esse debate ocorresse da melhor forma possível, de acordo com a lei, para que tenhamos um debate pleno e justo, de forma que a população possa avaliar os postulantes e tomar a melhor decisão de forma democrática”, disse o presidente da Câmara, vereador Boanerge (PTB).
O presidente do Conselho Público de Comunicação da TV Câmara, vereador João Henrique Dentinho (PSL), ressaltou o cuidado tomado pelos membros para estabelecer regras que possam ser cumpridas não só pelos candidatos durante o debate, considerando a pandemia, mas também pelas equipes de trabalho e órgãos de imprensa. “Esses cuidados vão garantir a fluidez do debate de forma segura para quem estiver trabalhando e a tranquilidade para os candidatos.”
Pandemia
De acordo com o protocolo de segurança estabelecido em acordo com partidos e coligações, cada candidato poderá ser assessorado por cinco pessoas durante o debate, e apenas um poderá ter contato direto com o candidato. As regras foram submetidas à Vigilância Sanitária e ao Comitê de Enfrentamento da Covid-19.
O uso de máscaras e álcool em gel será obrigatório. O candidato retirará a máscara somente no momento em que fizer o uso da palavra. O distanciamento social no auditório será de 1,5 metro entre as pessoas, e será aferida a temperatura corporal dos participantes.
Retransmissão
Emissoras de rádios e TV e os portais de internet poderão retransmitir o debate. A autorização foi discutida e aprovada pelo Conselho Público de Comunicação da TV Câmara Taubaté, com objetivo de ampliar o alcance do debate. Para isso, basta entrar em contato com a TV Câmara Taubaté pelo telefone 3625-9525.