Search
quarta-feira 8 janeiro 2025
  • :
  • :

Tribuna Livre – Finanças: Saiba como sair do vermelho

Enfrentar problemas financeiros não é nada fácil.

Muitas pessoas começam a se deparar com um aumento substancial de gastos e acabam se enrolando com tantas dívidas – afetando, principalmente, seu estado emocional.
Segundo o Serasa, em maio deste ano, a inadimplência do consumidor seguiu aumentando: 71,9 milhões de brasileiros, um novo recorde histórico. E o cenário fica ainda mais difícil com a alta recente da inflação.
A tarefa de ‘sair do vermelho’ pode parecer desafiadora em um primeiro momento, visto que remete à uma boa organização financeira e readequação de hábitos quanto ao uso do dinheiro. Entretanto, ela pode ser executada a partir de passos bem simples.
Para começar, faça uma lista de tudo que está em aberto, elencando todos os valores e instituições ou pessoas que você está devendo.
Com essa fotografia da sua situação em mãos, entenda a origem das suas dívidas, afinal, olhar o passado vai te ajudar a corrigir os comportamentos do futuro.
O próximo passo é definir a prioridade de pagamento das suas dívidas, qual possui mais impacto e que deve ser quitada antes. E atente-se aos juros embutidos nas operações.
Com a intenção de buscar uma melhor solução para as duas partes, converse com cada credor para renegociar seu saldo devedor – isso pode ser feito através de ligações, reuniões ou até mesmo de maneira on-line, a depender da instituição. Bancos, por exemplo, podem até chegar em um acordo contigo pelo Whatsapp, sabia disso?
Para te ajudar a pagar tudo, você também pode buscar uma renda extra com atividades remuneradas complementares como por exemplo: artesanato, motorista de aplicativo, freelancer, aluguel de garagem ou quarto, passeador de cachorros, etc.
Durante todo o processo, evite se comprometer com novos gastos e fazer novas dívidas, tente juntar o dinheiro para começar a comprar à vista com desconto e construa sua reserva de emergência para possíveis imprevistos.