Search
segunda-feira 23 dezembro 2024
  • :
  • :

Tribuna Livre – Cruzado de direita – Bolsonaro lidera pesquisa

Pesquisa do Instituto Paraná–Rede Bandeirantes divulgada no dia 03 de maio coloca o presidente J. Bolsonaro isolado na frente com 32%, em 2º vem o ex-presidente Lula com 23,7% seguido por ex ministro Sergio Moro com 6,7%. O governador Joao Doria só aparece num distante 4º lugar.
Governo de SP. Falta o Tarcísio…
A Radio Bandeirantes por sua divulgou números da pesquisa para governador de SP. Alckmin (PSDB) lidera com 19,9% seguido por Marcio França (PSB) com 15,4%. Candidato de Dória, o vice-governador Rodrigo Garcia só aparece sétimo com parcos 3,1%. Porém Alckmin tem um grande desafio travar uma batalha pelo controle do PSDB paulista ou migrar para outro partido correndo o risco de perder parte significativa dos votos. Nesse cenário ainda não aparece nenhum candidato oficial do Planalto mas o presidente cogita lançar o ministro da infra-estrutura Tarcísio de Freitas e isso alteraria totalmente esse cenário.
Kassab quer uma ‘Tia Leila’ para o PSD.
Conhecida nacionalmente pelo papel de mecenas que exerce no atual campeão da Libertadores, o Palmeiras, sempre foi invejada pelas outras torcidas paulistas que gostariam de ter um patrono como Leila Pereira, a bilionária proprietária da Crefisa. Sem disfarçar, o presidente do PSD, Gilberto Kassab, insinuou que Bolsonaro não chegaria ao segundo turno e que Luiza Trajano, ela sim teria boas chances – essa tentativa tosca de atrair para seus quadros a mulher mais rica do país não deve vingar. Ninguém se torna um magnata dando ouvidos a esse tipo de adulação.
Esquerdistas pipocam nos EUA.
O prefeito de Portland, capital do estado americano do Oregon, Ted Weeler pediu água. Aliado de primeira hora dos movimentos radicais de esquerda BLM (vidas negras importam) e Antifa, agora choraminga com a cidade em chamas pelos repetidos protestos violentos e saques. Ele pede para que a polícia seja mais firme no combate aos manifestantes e mais, ele pede para a própria população intervir contra os anarquistas quando possível. O detalhe é que até outubro do ano passado ele era um grande apoiador desses movimentos e crítico da “violência policial”.
VOADORA!
Na abertura da CPI da Covid (antecipada por esse colunista em agosto de 2020) o Senador Flavio Bolsonaro (Rep) já começou com uma voadora no Senador Eduardo Braga (MDB-AM) pelo vazamento de grupo de whatsapp do senadores e olha que esse deve ser o grupo mais seleto do Brasil com apenas 81 integrantes. Campeão de processos e inquéritos no STF se julga acima do bem e do mal. Aliás como alguns ministros do próprio STF. So para refrescar a memória, num passado recente Fernando Collor, Lula, Dilma (Renan foi aliado de todos esses) também se achavam. Fica a dica…
A maldição do Mito I.
Como estava previsto, Wilson Witzel foi cassado e perdeu os direitos políticos por 5 anos. Eleito na esteira da votação maciça de Bolsonaro, foi o 1º a traí-lo. O advogado Claudio Castro assume definitivamente como governador do estado do Rio de Janeiro. Witzel foi mais um cometa eleitoral que se desintegrou na pesada atmosfera política carioca.
A maldição do Mito II.
Em Santa Catarina o cenário se repete, capitão do corpo de Bombeiros, Carlos Moisés, desconhecido e sem tradição eleitoral, ficará afastado de suas funções por 4 meses enquanto enfrenta o processo de impeachment. Moisés havia rompido com Bolsonaro apesar de dever à votação do presidente sua improvável eleição.
Ele enfrenta acusações por crime de responsabilidade relacionado à uma compra suspeita de respiradores por R$ 33 milhões de reais.
E a exemplo de Wilson Witzel será substituído por um vice alinhado com o governo federal, a advogada Daniela Reinehr.

Nem um pio!

As manifestações de 1º maio causaram terror nas redações das extrema-imprensa. No domingo dia 02 de maio – apesar de ter reunido mais de 1 milhão de manifestantes apenas em São Paulo – não houve nenhuma manchete na Folha de SP, Estadão, O Globo, UOL etc. Ainda houve mobilizações em 19 das 26 capitais com destaque para o Rio e Brasília. Um número tão grande de pessoas é notícia em qualquer circunstância seja manifestação política, de torcedores ou até uma procissão religiosa. A grande imprensa assim, vai além do proselitismo político e parte o ‘realismo fantástico’.

Mamãe Falhei !

O Dep. Estadual ‘Mamãe Falei’ (DEM-SP) esteve em busca de holofotes na manifestação na Av Paulista. Mostrando seu absoluto desconhecimento do eleitorado conservador, tentou em vão provocar os manifestantes tentando seu alvo de alguma retaliação – como tantas vezes ele conseguiu com os petistas e até com Ciro Gomes quando levou um pescotapa do socialista – para viralizar na internet. Não rolou, tratado com desprezo mas sem violência, saiu vaiado e preocupado já que o eleitorado que lhe deu a 2ª maior votação para a ALESP é majoritariamente bolsonarista.

Fraldinha Apertada.

Filho genuíno da plutocracia brasileira, o humorista André Marinho está cada vez mais deselegante no trato com os convidados do Pânico. Tem sido cada vez mais agressivo com os entrevistados e tenta monopolizar o debate. Neófito na perigosa política brasileira, o defensor da ‘chapa-tenis’ (uma eventual 3ª via composta por outros milionários como Luciano Huck, João Dória) não esconde a magoa por ter sido alijado do círculo mais próximo do presidente J.B.. Também não poupa críticas ao Senador Flávio Bolsonaro, sempre omitindo que, nesse caso, ele advoga em causa própria já que seu pai, o empresário Paulo Marinho, é suplente do senador.

______________________________________________________________________

Eduardo Negrão é escritor e analista político. Insta: @prof.eduardonegrao