Search
sexta-feira 15 novembro 2024
  • :
  • :

Tribuna Livre – Cruzado de Direita

WEINTRAUB GOVERNADOR I
Uma pesquisa chacoalhou os alicerces do Palacio dos Bandeirantes essa semana. No Instituto Atlas (o que tem a maior incidência de acertos nas últimas eleições) o ex-ministro da educação Abraham Weintraub aparece em segundo lugar com 14,9% atrás apenas de Fernando Haddad, ex prefeito de SP. A frente de nomes depeso como os ex-governadores João Dória (PSDB) 12,2% e Marcio França (PSB) 10,4.
WEINTRAUB GOVERNADOR II
Para quem nunca disputou um cargo eletivo aparecer a frente de dois políticos veteranos e que ainda contam com o recall das eleições de 2018 quando disputaram o 2º turno entre si. A pesquisa ainda mostra Paulo Skaff (MDB) em 3º com 13,5% – outro fator a preocupar os marqueteiros de Dória e Rodrigo Garcia – com a provável candidatura de Skaff ao senado esses votos tendem a migrar para outro candidato conservador, como Abraham Weintraub. Casca-grossa no embate e assertivo nas suas posições, Abraham é tudo que a chapa-tênis PSDB-PT-PSB não queria nas eleições estaduais.
FOGO NO PARQUINHO PAULISTA.
Como previmos semanas atrás o vice-governador de SP, Rodrigo Garcia, abandonou o DEM para se filiar ao PSDB. O governador paulista João Dória, pretende lança-lo à sua própria sucessão enquanto Dória deve se arriscar na eleição presidencial contrariando o bom-senso. Para complicar o presidente nacional do Geraldo Alckmin para fazer o caminho inverso – sair do ninho tucano e vir para o DEM. Porém impossível fazer qualquer previsão antes de Bolsonaro apontar o seu candidato ao executivo paulista.
#LULAVEMPRARUA
O Dep. Otoni de Paula (PSC-RJ) do plenário da câmara federal desafiou: Vem pra rua Lula. O parlamentar se referia a suspeitíssima pesquisa do DataFolha que põe Lula na frente com larga vantagem sobre o presidente J. Bolsonaro – contrariando as evidentes demostrações de popularidade que Bolsonaro recebe por todo país
RENAN É VAGABUNDO ?
A chapa esquentou durante o depoimento do ex-secretário de comunicação do governo, Fábio Wajngarten, na CPI da Covid. O Senador Renan Calheiros (MDB-AL) chegou a ameaçar Fábio de prisão. Nesse momento o Senador Flavio Bolsonaro interrompeu a sessão e gritou “imagina um cidadão honesto ser preso por um vagabundo como Renan Calheiros; olha desmoralização”. Renan é o senador campeão de inquéritos engavetados no STF, são doze no total – contra fatos não há argumentos.
TOFFOLI NA BERLINA, DE NOVO.
O ministro do Supremo Tribunal Federal, Dias Toffoli – segundo a Revista Crusoé – teria recebido R$ 4 milhões para alterar duas sentenças no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) para beneficiar dois prefeitos de municipios cariocas. Essa informação está na delação premiada do ex-governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral e foi com base nela que o delegado Bernardo Guidali, da polícia federal, pediu autorização ao próprio STF para abrir um investigação contra Dias Toffoli.
MESADA DO MINISTRO.
Em julho de 2018 a mesma revista Crusoé publicou que o ministro Dias Tóffoli recebia uma mesada de R$ 100 mil mensais de sua mulher, a advogada Roberta Maria Rangel. Agora porque a esposa paga um valor desses para um profissional que está no topo de todo funcionalismo público federal ? Não é crime mas que é esquisito, é!
O RIO TÁ MAL MAS PODE PIORAR.
Movimentação intensa também na política carioca na política carioca. O prefeito Eduardo Paes deve deixar o DEM e ir para o PSD, o ex-presidente da câmara Dep. Rodrigo Maia também foi convidado a se retirar do DEM. Ambos devem somar forças com o ex-ministro Gilberto Kassab e o ex-presidente, Lula para lançar o Dep. Marcelo Freixo (Psol-RJ) ao governo fluminense. Ou seja, eles querem lançar um candidato abertamente favorável a liberação das drogas e hostil a polícia, num estado dominado pelo narco-trafico. É teste pra cardíaco!
PIPOCARAM!
Só nessa semana dois pré-candidatos à presidência jogaram a toalha. Luciano Huck que conseguiu um bom negócio com sua desistência, vai substituir Faustão nos domingos da Globo e Sergio Moro, esse sim sai queimado. Herói de muitos brasileiros se deixou seduzir pela extrema-imprensa e saiu atirando do governo Bolsonaro – se tivesse esperado alguns meses estaria no STF no lugar de Kassio Nunes. Uma pena, Moro obviamente não é má pessoa mas foi juvenil nas decisões. A política pune.
LEITURA PARA O LOCKDOWN.
Comentarista polêmico e conservador, Rodrigo Constantino, lançou um excelente livro, Pensadores da Liberdade pela editora AvisRara. Um catatau de 440 páginas que vale a pena ser lido para quem se interessa por esse novo momento da política brasileira. Destaque para a frase do escritor francês Victor Hugo “não há nada mais forte do que uma ideia cuja hora é chegada”. Será que chegou a hora dos conservadores no Brasil ?.

Eduardo Negrao é consultor político e escritor. @prof.eduardonegrao