O projeto “De frente com o diferente”, realizado com alunos da Escola Municipal Professora Anna dos Reis Signorini, do Sedes, rendeu ao professor Thiago Roberto Gomes o diploma de educador taubateano do ano, concedido pela Câmara de Taubaté em solenidade realizada quarta-feira, 16. O evento foi presidido pelo vereador Douglas Carbonne (PCdoB) e contou com a participação das vereadoras Graça (PSD) e Loreny (Cidadania).
Ao agradecer o prêmio, Thiago Roberto Gomes enalteceu a dança como ferramenta de educação. “A escola é o lugar onde o aluno é constantemente exposto à convivência com o outro, onde cada aluno, professor e funcionário está diariamente com o diferente. O intuito do projeto é ensinar o aluno a lidar com questões da diversidade com respeito e solidariedade.”
O diploma de educador teve como concorrentes professores que desenvolveram projetos pedagógicos junto aos seus alunos em sala de aula no ano de 2018 e que foram julgados por comissão especial, composta por membros de áreas ligadas à educação do município.
Entre os finalistas ficaram a professora Juliana Vitorino dos Santos, da Escola Municipal Dom José Antonio do Couto, com o projeto “Escola de heróis”; o professor Guilherme Moura do Amaral Montoani, da Escola Municipal Frei Arthur Salvatti, com o projeto “Oficina de leitura digital imersiva”, a professora Fabiana Cabral Pazzine Rubim, do Colégio Vicentino Santa Luíza de Marillac, com o projeto “Câmara mirim”; e a professora Roberta Fabiana da Silva Bastos, do Colégio Tableau, com o projeto “Oficina dos sonhos”.
A solenidade contou com a apresentação musical do projeto “Educando cantando”, idealizado pelos irmãos taubateanos Marco Aurélio e Rogério Gobbo para ser um instrumento de educação ambiental por meio da música.