Mudança no formato vai gerar reajuste de 140% no piso da PLR paga pela Usiminas
Os trabalhadores e trabalhadoras na Usiminas aprovaram o valor e o novo formato da PLR (Participação nos Lucros e Resultados) 2022. A decisão foi tomada durante assembleias realizadas nos dias 22 e 23 de agosto. O pagamento será efetuado em duas parcelas, sendo a primeira até o fim de 2022 e a segunda no início de 2023.
Além do reajuste, o formato da PLR foi modificado. Até este ano, quem recebia o piso salarial tinha uma PLR no mesmo valor do salário. Com a modificação, o menor valor da PLR terá um aumento de 140%.
De acordo com Paulo Alves, o Paulinho, integrante do CSE (Comitê Sindical de Empresa), há dez anos os trabalhadores da empresa fazem essa reivindicação. “Só conseguimos chegar a um acordo com a participação do Sindicato e a união dos trabalhadores”, afirmou.
A negociação teve várias reuniões. Paulinho declarou que também foi fundamental a realização da primeira plenária com os trabalhadores e trabalhadoras da empresa.
“O Sindicato fez a diferença ao explicar a situação para os metalúrgicos e para as metalúrgicas da Usiminas. O resultado foi a conquista da nossa reivindicação.”
A Usiminas tem aproximadamente 320 trabalhadores e está instalada no distrito industrial do Piracangaguá.
PAN Metal
Os trabalhadores na PAN Metal também aprovaram o valor da PLR de 2022, que teve um aumento de 66% em relação a 2021. A aprovação do acordo, construído entre representantes do Sindmetau e da empresa, foi durante assembleia, realizada no dia 29 de agosto.
O acordo prevê ainda o reajuste da PLR 2023, que será de 59,5% mais a correção pelo INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) acumulado de 12 meses: de agosto de 2022 a julho de 2023.
A PAN Metal está instalada no distrito industrial do Piracangaguá desde janeiro de 2018. A empresa tem cerca de 250 trabalhadores.