Os trabalhadores na Autoliv aprovaram um acordo para preservar empregos e renda na empresa.
A proposta foi aprovada com 99,8% dos votos favoráveis em assembleia virtual realizadas no site do Sindmetau (Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté e Região) na quinta-feira (7).
A Autoliv conta com cerca de mil funcionários e produz sistemas de proteção como cintos de segurança e airbags. Os itens do acordo buscam resguardar a saúde, postos de trabalho e a renda dos trabalhadores durante a crise de mercado provocada pela pandemia do coronavírus.
A proposta aprovada garante estabilidade no emprego na fábrica até primeiro de agosto de 2020. O acordo estabelece a redução de 50% da jornada e suspensão de contratos de trabalho a partir do dia 11 de maio. A princípio, as ferramentas de flexibilização serão utilizadas por um período de 30 dias, prorrogável por mais 30.
Durante a aplicação das medidas, o acordo garante que cerca de 80% dos trabalhadores da fábrica recebam 100% do salário líquido. O cálculo das remunerações será feito com base em fórmulas aplicadas às faixas salariais dos funcionários, levando em conta valores pagos pela empresa e auxílio do governo.
O acordo estabelece ainda pontos referentes à PLR (Participação nos Lucros e Resultados). A proposta foi construída após uma série de reuniões entre os representantes sindicais e a direção da empresa. Na terça-feira (5), o Sindicato conseguiu evitar a demissão de 90 trabalhadores na Autoliv.