Search
quarta-feira 1 janeiro 2025
  • :
  • :

Trabalhadores da Daruma aprovam ações de luta pelo emprego e direitos

Os trabalhadores e trabalhadoras da Daruma aprovaram algumas ações de luta pela preservação do emprego e pelos direitos trabalhistas. A decisão foi tomada durante assembleia realizada pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté e Região (Sindmetau) na manhã desta segunda-feira (27).
A principal ação será uma mobilização na Câmara Municipal. De acordo com o presidente do Sindmetau, Cláudio Batista, o Claudião, a questão também é responsabilidade do poder público. “Vamos mostrar aos vereadores a situação pela qual os 110 funcionários Daruma estão passando. Eles ainda não receberam o salário de dezembro de 2019 e o 13.º salário.”
A empresa colocou os trabalhadores e trabalhadoras em licença no início de janeiro, com retorno para esta segunda-feira (27). O Sindicato monitora, desde o ano passado, a tentativa de compra da empresa por parte de um grupo investidor. O objetivo era colaborar com os representantes envolvidos no negócio, garantindo a preservação dos empregos e a retomada da sustentabilidade da fábrica.
Essas negociações, no entanto, não evoluíram, o que fez com que o Sindicato realizasse a assembleia. Claudião afirmou que a expectativa ainda é de que um investidor possa comprar a Daruma.
“Os trabalhadores – pais e mães de famílias – já fizeram a parte deles, esperando um desfecho positivo. Como isso não ocorreu, o próximo passo é dividir com o poder público e com a sociedade esses problemas”, afirmou Claudião.
O Departamento Jurídico do Sindmetau está acompanhando todo esse processo. “A Daruma está sem produção e alega não ter vencimentos para pagar os trabalhadores. É uma empresa com mais de 40 anos, faz parte da cidade e não queremos que ela acabe dessa maneira. Esperamos que um comprador apareça, mas estamos do lado do trabalhador.”