Do total de vagas conquistadas, 150 são para contratação imediata e 120 para efetivação de aprendizes do Senai até 2025; Taubaté terá segundo novo carro na plataforma MQB
Os trabalhadores e trabalhadoras na Volkswagen (VW) Taubaté aprovaram a renovação do acordo que abre 150 vagas de emprego imediatas, além da efetivação de 120 aprendizes do Senai até 2025. Também fica garantida a produção de um segundo carro na plataforma MQB na fábrica a partir de 2025, em um investimento de cerca de R$ 1 bilhão.
A decisão foi tomada em assembleia, conduzida pelo Sindmetau (Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté e Região), na tarde desta quarta-feira, 29. A contratação para as 150 novas vagas deve ocorrer já neste segundo semestre.
O presidente do Sindmetau, Cláudio Batista, o Claudião, afirmou que o resultado da assembleia mostrou que a maioria dos trabalhadores entendeu a importância do acordo diante dos ataques aos direitos trabalhistas. “Não podemos ficar na mão do judiciário ou na mão da empresa sem ter nossos direitos garantidos. Nós, trabalhadores, queremos nossos empregos e nossos direitos. E foi isso que, efetivamente, ocorreu aqui na Volks.”
O coordenador do SUR (Sistema Único de Representação), na VW Taubaté, Cirineu Júnior, o Juninho, disse que o acordo é fundamental também para a economia da cidade. “Sabemos como a montadora é importante para o município, garantindo empregos, renda e investimentos”, afirmou.
Há 27 anos na VW Taubaté, o trabalhador metalúrgico Ailton dos Reis considerou o acordo como a garantia de direitos e dos empregos. “Diante do cenário atual do Brasil, temos que lutar para manter nosso trabalho, gerar vagas e buscar investimentos”, afirmou.
Renovação do acordo
Os novos investimentos e empregos são resultado das negociações entre o Sindmetau e a VW para renovação do último acordo aprovado na fábrica, em setembro de 2020. Esse acordo viabilizou, em um primeiro momento, a produção do Polo Track, que será lançado no ano que vem.
A renovação do acordo, que é feita de dois em dois anos, possibilitou a conquista de um segundo novo carro na plataforma MQB para a fábrica a partir de 2025. Além disso, assegurou as cláusulas sociais e econômicas que protegem os trabalhadores.
A Volks Taubaté conta com cerca de 3.200 trabalhadores e atualmente produz os veículos Gol e Voyage. A fábrica está iniciando um novo ciclo de produtos após a implantação da plataforma modular MQB na unidade.