Search
domingo 12 janeiro 2025
  • :
  • :

Termina hoje campanha de prevenção ao uso de drogas “Prevenir é um ato de amor”, em Caçapava

Segue até esta quarta-feira, 30, a campanha estadual de prevenção ao uso de drogas “Prevenir é um ato de amor”, uma iniciativa do Governo de São Paulo em parceria com os municípios. O foco da ação é o fortalecimento dos vínculos familiares como fator protetivo ao uso de drogas.

Em Caçapava, a campanha conta com ações da Secretaria de Cidadania e Assistência Social em conjunto com uma rede de parceiros, envolvendo CAPs AD (Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas), Conselho Tutelar, CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescentes), Polícia Militar e Organizações Sociais.
Por causa da pandemia, as ações da campanha estão acontecendo de forma remota, pelo site e nas redes sociais do município, e sendo compartilhadas pelos usuários das políticas de assistência social, rede municipal e rede estadual de ensino, política de saúde, comunidades terapêuticas, entre outros.

A campanha também tem como objetivo a redução de danos causados pelo uso abusivo de drogas, temas abordados pelo CAPs AD, unidade de atendimento para o tratamento dos usuários e para a reinserção familiar, social e comunitária.

Os CAPS são serviços de saúde “porta aberta”, ou seja, os usuários podem acessar o serviço via encaminhamento de outros setores ou por livre demanda.

No primeiro momento, é feito um acolhimento para inserir o paciente no serviço ou, não sendo demanda, é realizado o encaminhamento para outros locais da rede que possam atender a necessidade.

O município de Caçapava conta com três unidades do CAPS, atendendo três modalidades diferentes. “O CAPS II adulto” atende pessoas com sofrimento psíquico intenso, como por exemplo quadros graves de esquizofrenia, transtorno bipolar, depressão maior, transtorno obsessivo-compulsivo (TOC), entre outros.

CAPS AD (Álcool e Drogas) oferece suporte psicossocial para pessoas com dependência química e o CAPS infantojuvenil atende crianças e adolescentes que apresentam transtornos mentais graves.

Todos eles são compostos por equipe multidisciplinar com psiquiatra, psicólogo, assistente social, terapeuta ocupacional, enfermeiro, auxiliares entre outros profissionais de suporte.

Devido à pandemia, com o objetivo de não causar aglomeração, os acolhimentos estão sendo agendados via telefone:

CAPS Infanto-juvenil (12) 3655-8072, CAPS II – (12) 3653-2616 , CAPS AD – (12) 3655 3219

Endereços:
CAPS AD – R. Dr. José de Oliveira Moura, 638 – Vila Resende
CAPS II – R. Major João Prudente, 315 – Vila São João
CAPS I – Rua Rui Barbosa, 249 – Vila Naly