Aprovado pelo FMC, projeto realiza atividades no CAC Walmor Chagas e Teatro da Rua Eliza, nos próximos dias 24, 26 e 27 de outubro.
Os espetáculos “Feliz Ano Novo – Um Experimento sobre a Virada”, do Laboratório Teatro Químico, e “A Ponte – Memória de um Grito Suspenso”, da Cia do Trailer em Movimento, são as atrações teatrais do projeto “18 anos na Cena da Cidade”, nos próximos dias 26 e 27 de outubro, respectivamente, às 20h, no Teatro da Rua Eliza. As apresentações gratuitas serão com intérprete em libras.
E no dia 24 de outubro, às 19h, no CAC Walmor Chagas, será realizada a roda de Conversa “O Teatro Independente e os Espaços Independentes”. Aprovado pelo edital 023/P/Fundo Municipal de Cultura (FMC), da Fundação Cultural Cassiano Ricardo e Prefeitura Municipal de São José dos Campos, o projeto prevê atividades gratuitas de formação e de fomento do teatro do município.
“A Ponte – Memória de um Grito Suspenso” traz um tema muito atual do Brasil e mostra um casal perdido entre memórias pessoais, sonhos e acontecimentos que permeiam as narrativas da Amazônia. A peça tem direção de Edgar Castro e atuação de André Ravasco e Caren Ruaro, integrantes e fundadores da Cia do Trailler, coletivo que atua desde 2002 na cidade e com objetivo de pesquisar o teatro e seu cruzamento com a performance.
Entre depoimentos, teatro relacional e utilização da técnica viewpoints, a narrativa de
“Feliz Ano Novo: Um experimento sobre a virada” intercala diferentes tipos de linguagem e brinca com as maneiras de se contar uma história. Utilizando do hibridismo, marca da cena teatral contemporânea, o diretor Fernando Rodrigues envolve elenco e público, criando a própria obra a partir desta relação. No elenco estão Milena Siqueira, Miltinho Toledo, Natália Bastos e Rodrigo David.
Debate – A Roda de Conversa “O Teatro Independente e os Espaços Independentes” propõe um debate sobre a atual realidade da área teatral em São José dos Campos, assim como no Estado de São Paulo e no Brasil. A intenção é refletir sobre o momento atual da cultura e encontrar propostas para a continuidade dos espaços independentes no município.
Por meio de atividades de formação, informação e fomento do teatro e de diversas linguagens artísticas, o projeto 18 anos na Cena da Cidade, apresentado pelo ator, diretor e produtor Josivan Costa, possibilita o compartilhamento de artistas e grupos atuantes de São José dos Campos.
Serviço:
18 Anos na Cena da Cidade
Dia 24/10 – 19h – Roda de Conversa “O Teatro Independente e os Espaços Independentes” – CAC Walmor Chagas – Rua Netuno, 41, Jardim da Granja
Dia 26/10 – 20h – “Feliz Ano Novo – Um Experimento sobre a Virada” – 14 anos – 60min – Teatro da Rua Eliza – Rua Eliza Costa Santos, 154, São Dimas
Dia 27/10 – 20h – “A Ponte – Memória de um Grito Suspenso” – 12 anos – 60min – Teatro da Rua Eliza