Durante os três dias de competição, mais de 2.500 pessoas prestigiaram os atletas com suas manobras radicais
O Monster BMX Park Internacional reuniu no último final de semana, dias 28 a 30, alguns dos principais nomes do BMX nacional na pista de esportes radicais de Taubaté, no Parque Itaim.
O taubateano Cauan Madona conquistou o segundo lugar na categoria masculina. A melhor volta do atleta rendeu 73,11 pontos, e a segunda colocação atrás apenas de Gustavo “Bala Loka”, um dos principais nomes do BMX nacional e que fechou o torneio com 80,32 pontos.
Além de Cauan, a final da competição no masculino, disputada no domingo, 30, contou com a presença de outro taubateano, o ciclista Gabriel Durace, que ficou na sétima colocação, fazendo 68,69 pontos em sua melhor volta.
O evento foi da classe C1 da União Ciclística Internacional (UCI), ou seja, abertos a todos os atletas de todo o mundo em situação regular com a entidade.
Apenas os 12 mais bem colocados passaram para a final, que no masculino teve Cauan Madona e Gabriel Durace representando Taubaté. No feminino, Derlayne Dias Roque representou a cidade, obtendo a oitava premiação.
Além disso, o torneio contou pontos para o ranking qualificatório dos Jogos Olímpicos de Paris, em 2024, e da própria UCI. O BMX freestyle fez sua estreia como modalidade olímpica na última edição das Olimpíadas, disputadas em Tóquio em 2021.
Na etapa qualificatória, os atletas fizeram duas voltas de 60 segundos e a pontuação se deu por meio da soma das notas.
Na final, os atletas competiram em ordem inversa para o drop. A decisão foi organizada em baterias de seis atletas e duas voltas de 60 segundos para cada, valendo como nota a melhor volta.