Search
sexta-feira 8 novembro 2024
  • :
  • :

Taubaté terá primeira Universidade 100% pública de sua história

Vereador Guará Filho (PR) efetivou a abertura de um polo da UNIVESP (Universidade Virtual do Estado de São Paulo) no município.

A Sessão Ordinária da última segunda-feira, 16, realizada na Câmara Municipal de Taubaté foi marcada pela fala do Vereador Guará Filho (PR) que anunciou a vinda inédita de Universidade 100% pública de Taubaté. A Universidade em questão trata-se da UNIVESP (Universidade Virtual do Estado de São Paulo) e, que, atualmente está presente em mais de 240 polos espalhados por todo Estado de São Paulo.
“Estou muito feliz por ter conquistado a primeira universidade 100% pública para a população de Taubaté, a UNIVESP é uma Universidade com a grade curricular semipresencial e reconhecida nacionalmente”. (Ver. Guará Filho –PR)
O primeiro vestibular da UNIVESP aconteceu em 2014 com oferta de 3.330 vagas para graduação em Engenharia de Computação e Engenharia de Produção, assim como licenciaturas em Matemática, Física, Química e Biologia. Em seguida no ano de 2016, a Universidade realizou um novo processo seletivo com disponibilidade de 918 vagas para uma segunda turma de Engenharia de Computação e Engenharia de Produção. Hoje, além desses seis cursos de graduação, também oferece cursos de especialização para a formação docente no ensino mediado pelas tecnologias.
Os cursos oferecidos pela Universidade são: Engenharia da Computação; Engenharia de Produção; Licenciatura em Biologia; Licenciatura em Física; Licenciatura em Matemática; Licenciatura em Química; Pedagogia e Gestão Pública. Vale destacar que todos os diplomas são expedidos pela USP e pela UNICAMP, Universidades renomadas do Brasil, e, serão disponibilizadas cerca de 200 vagas por ano para a cidade de Taubaté.
“O mais importante é que os alunos não pagaram nada para se formar num curso superior tendo o diploma expedido pela USP e Unicamp, ou seja, os alunos terão um diploma com a certificação de Universidades reconhecidas internacionalmente. Taubaté merece mais essa conquista”. (Ver. Guará Filho –PR)
Vale ressaltar que a Prefeitura Municipal de Taubaté deve ceder um espaço para o funcionamento da Universidade, além de computadores que servirão de uso dos estudantes. O custo dos professores, funcionários e demais despesas serão de responsabilidade da Universidade Virtual do Estado de São Paulo.