A Vigilância Sanitária e o Comitê Municipal do Enfrentamento do Covid-19 emitiram uma nota em que “recomendam fortemente” o uso de máscaras caseiras pelas pessoas que saírem de casas e pelas que atuam nos estabelecimentos de serviços essenciais.
Mais cinco casos de coronavírus foram confirmados em Taubaté. No total já são 25 casos confirmados, sendo 19 em internação. A taxa de ocupação hospitalar municipal são de 40% na Enfermaria e 30% na UTI.
“Os estabelecimentos deverão disponibilizá-las aos seus colaboradores (exceto área de saúde que deveria seguir o Manual do Ministério da Saúde), e também deverão cumprir ações como fornecer álcool em gel a 70%, intensificar a higiene nos pontos de contato, evitar aglomerações por meio do controle de acesso dos clientes no interior dos locais e também supervisionar e organizar filas externas, mantendo-se a distância mínima de 1,5 metros entre as pessoas”, diz trecho da nota.
O comunicado diz ainda que os estabelecimentos devem permitir acesso apenas de pessoas que estiverem usando as máscaras caseiras.
A medida é válida para todos os estabelecimentos que estão autorizados a funcionar, como supermercados, padarias, farmácias e bancos.