Mês de reforço quanto à prevenção e ao combate ao câncer de mama, o “Outubro Rosa” é marcado por diversas ações de conscientização e, neste fim de semana, dias 7 e 8, o Taubaté Shopping recebe uma campanha de arrecadações. Em parceria com alunos da Faculdade de Medicina de Taubaté acontece o “Rosas de Outubro”, para incentivar a boa ação e o conhecimento sobre a doença que mais atinge mulheres em todo o mundo. O projeto é realizado pela IFMSA Brazil FMT e é um projeto de extensão da faculdade.
Essa é a terceira vez que o centro de compras recebe o projeto, que sempre tem a participação de muitas pessoas decididas a doar não só uma mecha de cabelo ou lenços, mas também carinho e apoio para que mais mulheres possam sentir um pouco mais de felicidade.
Serão três ações:
“Rapunzéis”: arrecada mechas de cabelo para a confecção de perucas para as crianças e mulheres portadoras de câncer. Durante a campanha haverá um salão montado na Praça de Eventos, com cabelereiros voluntários que irão realizar o corte de mechas com mais de 12cm.
“Se toca mulher”: para incentivar e ensinar a como realizar o autoexame, que tem papel fundamental na prevenção do câncer, em especial o de mama.
“Lenços e laços”: será um espaço para arrecadar lenços que serão entregues à instituição “Amigos da Medula” para utilização durante um workshop com pacientes com leucemia, com foco no trabalho da autoestima.
Ônibus GAPC
No domingo, dia 8 o Grupo de Apoio às Pessoas com Câncer (GAPC), que está com a exposição “Mais do que palavras” no centro de compras, fará, em parceria com os alunos da ação “Rosas de Outubro” um momento de orientação sobre o câncer de mama. Até às 12h, as orientações serão dadas dentro de um ônibus que estará próximo à entrada da praça de alimentação, depois desse horário os palestrantes estarão na praça de eventos, mesmo local onde ocorrerão os cortes de cabelos e doações de lenços.