Com o fim do inverno e a chegada da primavera no último sábado, dia 22, é hora de reforçar o alerta em Taubaté para o combate ao mosquito Aedes aegypti.
A ações de prevenção devem ser priorizadas até o final do ano, já que tanto a primavera como o verão têm como características o aumento das temperaturas e a ocorrência de chuvas. Esta é uma combinação que favorece a proliferação de focos de larvas do mosquito, vetor dos vírus da dengue, zika e chikungunya.
Para isto, o CAS (Controle de Animais Sinantrópicos) de Taubaté retoma a campanha “Primaverão sem mosquito”. A ideia é manter o envolvimento da comunidade por meio de ações de conscientização e prevenir a ocorrência de novos casos das doenças.
Palestras, fiscalizações casa a casa, monitoramento de pontos estratégicos, ações de bloqueio e atendimento a denúncias da população integram as estratégias dos agentes de controle de vetores. A parceria com os agentes comunitários de saúde das unidades de ESF (Estratégia de Saúde da Família) também será reforçada.
Mesmo com a queda nos casos de dengue na última temporada, o risco de uma nova epidemia sempre existe. Além disto, também existe a preocupação do aumento de casos de zika e chikungunya.
De janeiro até o dia 15 de setembro deste ano, Taubaté registrou 50 casos de dengue contra 57 casos no mesmo período do ano passado. O município não tem nenhum caso de zika em 2018. Até o momento foram confirmados 6 casos de chikungunya contra 5 casos no mesmo período de 2017.
Taubaté retoma campanha “Primaverão sem mosquito”
set 26, 2018Bruno FonsecaSaúdeComentários desativados em Taubaté retoma campanha “Primaverão sem mosquito”Like
Previous PostAção social acontece no bairro Vila São José, em Taubaté
Next PostPresidenciáveis gastam R$ 130,4 mi na campanha eleitoral