Search
terça-feira 26 novembro 2024
  • :
  • :

Taubaté retoma campanha “Primaverão sem mosquito”

Com o fim do inverno e a chegada da primavera no último sábado, dia 22, é hora de reforçar o alerta em Taubaté para o combate ao mosquito Aedes aegypti.
A ações de prevenção devem ser priorizadas até o final do ano, já que tanto a primavera como o verão têm como características o aumento das temperaturas e a ocorrência de chuvas. Esta é uma combinação que favorece a proliferação de focos de larvas do mosquito, vetor dos vírus da dengue, zika e chikungunya.
Para isto, o CAS (Controle de Animais Sinantrópicos) de Taubaté retoma a campanha “Primaverão sem mosquito”. A ideia é manter o envolvimento da comunidade por meio de ações de conscientização e prevenir a ocorrência de novos casos das doenças.
Palestras, fiscalizações casa a casa, monitoramento de pontos estratégicos, ações de bloqueio e atendimento a denúncias da população integram as estratégias dos agentes de controle de vetores. A parceria com os agentes comunitários de saúde das unidades de ESF (Estratégia de Saúde da Família) também será reforçada.
Mesmo com a queda nos casos de dengue na última temporada, o risco de uma nova epidemia sempre existe. Além disto, também existe a preocupação do aumento de casos de zika e chikungunya.
De janeiro até o dia 15 de setembro deste ano, Taubaté registrou 50 casos de dengue contra 57 casos no mesmo período do ano passado. O município não tem nenhum caso de zika em 2018. Até o momento foram confirmados 6 casos de chikungunya contra 5 casos no mesmo período de 2017.