Search
domingo 12 janeiro 2025
  • :
  • :

Taubaté reduz intervalo da Pfizer e segue vacinação contra covid-19 nesta sexta-feira, 24

A Prefeitura de Taubaté segue com a campanha de vacinação contra Covid-19, nesta sexta-feira, 24, com atendimento das 8h às 15h30. E reduziu o intervalo entre as dose da Pfizer para um intervalo mínimo de 8 semanas (56 dias).

Serão vacinados com a dose adicional (3ª dose) pessoas com 80 anos ou mais idade e pessoas com alto grau de imunossupressão acima de 18 anos e que tenham tomado, a segunda dose ou dose única, há pelo menos 28 dias, independente do imunizante aplicado.

Segue também a vacinação para adolescentes de 12 a 17 anos de idade COM comorbidades, deficiência, gestantes e puérperas. Além do retorno, para aplicação de 2ª dose, para a população que tomou a primeira dose dos imunizantes Astrazeneca, Coronavac e Pfizer, conforme data indicada no cartão de vacinação. A Secretaria de Saúde não faz o adiantamento das doses.

A aplicação da dose adicional (3ª dose) para os idosos de 80 anos e mais idade e para pessoas com alto grau de imunossupressão acima de 18 anos, acontecerá no drive-thru da Avenida Walter Thaumaturgo (Avenida do Povo) e nas salas de vacina dos Pamos Baronesa e Bosque da Saúde.

Atenção! Idosos que receberão a dose adicional devem ter recebido a aplicação da 2ª dose, há pelo menos, 6 meses. Também deverão ser apresentados RG, CPF e o comprovante do recebimento da 2ª dose contra COVID 19 aplicada em Taubaté. Caso tenha tomado a vacina contra Influenza, deverá apresentar a carteira de vacina para a verificação do intervalo das doses que, deve ser de 14 dias.

Atenção! Considera-se pessoa com alto grau de imunossupressão indivíduos que possuam: imunodeficiência primária grave, quimioterapia para câncer, transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) em uso de drogas imunossupressoras, pessoas vivendo com HIV/Aids com CD4<200 cel/mm3, uso de corticoides em doses = 20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por = 14 dias, uso de drogas modificadoras da resposta imune*, pacientes em terapia renal substitutiva (hemodiálise) e pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas (reumatológicas, auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias).

* Drogas modificadoras de resposta imune consideradas para fim de elegibilidade a dose adicional da vacina para pessoas imunossuprimidas: Metotrexato; Leflunomida; Micofenolato de mofetila; Azatiprina; Ciclofosfamida; Ciclosporina; Tacrolimus; 6- mercaptopurina; Biológicos em geral (infliximabe, etanercept, humira, adalimumabe, tocilizumabe, Canakinumabe, golimumabe, certolizumabe, abatacepte, Secukinumabe, ustekinumabe); Inibidores da JAK (Tofacitinibe, baracitinibe e Upadacitinibe).

Atenção! É obrigatória a apresentação do RG, CPF e comprovante da 2ª dose da vacina ou dose única contra COVID-19 aplicada em Taubaté e a cópia do documento médico que comprove alto grau de imunossupressão.

A aplicação da 1ª dose para adolescentes de 12 a 17 anos COM comorbidades, gestantes e puérperas e também a 2ª dose do imunizante Pfizer, acontece nas UBS Mais: Aeroporto, Chácara Reunidas Brasil, 3 Marias I, Mourisco, Gurilândia e nas ESF Ana Rosa, Continental, Esplanada, Piratininga, além dos Pamos: Belém, Cidade Jardim, Estiva, Jaraguá, Novo Horizonte, São João, São Pedro e Vila Marli.

Atenção! Para as comorbidades deverá ser observada a Tabela criada pelo Governo do Estado que relaciona aquelas incluídas como prioritárias para a vacinação.

Os adolescentes deverão apresentar no posto de vacinação, RG, CPF e o cartão SIM (Sistema Informatizado Municipal) ou comprovante de residência em Taubaté no próprio nome, ou no nome do pai ou da mãe, além de uma cópia do documento médico que comprove a comorbidade.

Atenção! Todos os que já tomaram a vacina contra a Influenza deverão apresentar a carteira de vacina para a verificação de intervalo das doses que, deve ser de 14 dias. As gestantes deverão apresentar também o cartão do pré-natal e as puérperas deverão apresentar a Declaração de Nascido Vivo – DNV ou Certidão de nascimento do bebê.

Caso o menor não esteja na presença de 01 adulto responsável, a vacinação somente poderá ocorrer diante da apresentação de Termo de Assentimento, Disponível aqui, e no final da página, devidamente preenchido e assinado pelos pais e/ou responsáveis legais, em acordo com o disposto no art.142 do Estatuto da Criança e do Adolescente, o qual este Termo fica retido no serviço de saúde que procederá com a vacinação.

Atenção! Para a 2ª dose da Pfizer é importante estar atento à data de retorno agendada na carteira de vacinação e levar RG, CPF e o comprovante do recebimento da 1ª dose da vacina contra COVID-19, aplicada em Taubaté. Caso tenha tomado a vacina contra Influenza, deverá apresentar a carteira de vacina para a verificação do intervalo das doses que, deve ser de 14 dias.

Para aqueles que deverão receber a 2ª dose do imunizante AstraZeneca os locais de vacinação são as salas de vacina das unidades de ESF Água Quente, Estoril, Marlene Miranda, Planalto, Santa Isabel, Santa Tereza, São Gonçalo, Vila São José e nos Pamos Bonfim e São Carlos.
Para aqueles que deverão receber a 2ª dose do imunizante Coronavac os locais de vacinação são os Pamos Baronesa e Bosque da Saúde.

Atenção! A Prefeitura ressalta que é importante estar atendo a data de retorno indicada na carteira de vacinação e levar RG, CPF e o comprovante do recebimento da 1ª dose da vacina contra COVID-19, aplicada em Taubaté.

A vacinação também continua para as gestantes e puérperas adultas, com ou sem comorbidades, com a aplicação de 1ª e 2ª dose de Coronavac, nos Pamos Baronesa e Bosque da Saúde e no Centro da Mulher (rua Benedito Cursino dos Santos, 202,Centro).

Atenção! É imprescindível a apresentação da declaração de nascimento da criança para puérperas e carteira de acompanhamento e/ou pré-natal ou laudo médico para as grávidas.