Search
sexta-feira 10 janeiro 2025
  • :
  • :

Taubaté recebe visita de coordenadora geral do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações

Entre os dias 7 e 8 de Julho, a Coordenadora Geral do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, Silvana Copceski Stoinski, esteve em Taubaté e visitou a Secretaria de Educação da cidade e conheceu alguns projetos da secretaria, como o projeto “Astronomia no sítio”.

A professora Silvana Copceski Stoinski é formada em Matemática e desenvolve há mais de 10 anos alguns dos mais importantes projetos na área de astronomia e astronáutica no Brasil. Durante sua visita, ela apresentou os projetos de interesse para professores e alunos, como a Feira de Ciências e Mostras Científicas, que conta com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

Na quinta-feira, 7, Silvana visitou o Planetário do projeto “Astronomia no sítio”, que estava no “Museu de História Natural de Taubaté”, com sessões de visitações aberta ao público. O projeto “Astronomia no Sítio” é uma iniciativa da Secretaria de Educação de Taubaté, que tem como objetivo a educação de astronomia, e é liderada pelo professor Felipe dos Santos, na unidade de ensino municipal ”EMIEF Sargento Everton Vendramel de Castro Chagas” (Sítio II), desde 2013.

Na sexta-feira, 8, Silvana visitou a sede da Prefeitura de Taubaté e a EMCA – Escola Municipal de Ciências Aeronáuticas. A EMCA é uma escola de aviação civil mantida e administrada pela Prefeitura, que forma profissionais para atuar em indústrias e empresas de manutenção aeronáuticas.

AÇÕES DE ASTRONOMIA EM TAUBATÉ

O Prefeito de Taubaté, José Saud, esteve em Brasília em fevereiro desde ano, em uma visita ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações.

Na ocasião, juntamente ao Professor Felipe dos Santos, ele apresentou os projetos de astronomia que são desenvolvidos pela Secretaria de Educação do município.

Taubaté desenvolve diversas ações de Astronomia na unidade escolar “EMIEF Sargento Everton Vendramel de Castro Chagas”. As atividades envolvem grupos de estudos, lançamento de foguetes de garrafa PET, sessões de planetário e atividades de observação com telescópio.

TAUBATÉ EM BUSCA DE INVESTIMENTOS PARA A CRIAÇÃO DE UM PLANETÁRIO FIXO E OBSERVATÓRIO

O Planetário Móvel da Secretaria de Educação atende as escolas municipais e a comunidade em geral. Esta ação teve grande adesão por parte de toda a população, criando-se o interesse na construção de um planetário fixo e um observatório em local público, e de fácil acesso, destinados para visitação monitorada de todos os interessados, e cidades vizinhas.