Levantamento da Cetesb (Companhia Ambiental do Estrado de São Paulo) mostra que Taubaté foi a única cidade, entre as três maiores da RM Vale, a receber nota 10 pela correta destinação do lixo no ano passado.
A 21ª edição do Inventário Estadual de Resíduos Sólidos Urbanos de 2017 indica que Taubaté possui uma média diária de 271,18 toneladas de resíduos sólidos urbanos, com a destinação adequada e licenças ambientais regulamentares.
As notas do município apresentaram melhora em relação aos levantamentos de 2015 (9,6) e 2016 (9,8). Para isto, Taubaté dispõe, desde 2014, do Plano Municipal de Resíduos Sólidos e investe na qualificação da destinação do material gerado por meio da ampliação dos PEVs (Posto de Entrega Voluntária) e da implantação da coleta seletiva.
São hoje 10 PEVs localizados nos seguintes bairros: Jardim Santa Helena, Parque Aeroporto, Cecap, Jardim Ana Rosa/Jaraguá, Jardim Mourisco, Parque São Luiz, Parque Três Marias, Portal da Mantiqueira, Parque Urupês e Parque Piratininga.
O Programa de Coleta Seletiva foi implantado em junho de 2017 em Taubaté e atende às exigências da Política Nacional de Resíduos Sólidos. O aprimoramento do serviço ocorre de forma contínua. O material coletado é direcionado às cooperativas do município.
No aspecto ambiental, Taubaté também busca a certificação dentro do programa Município Verde Azul. As melhores pontuações nos indicadores ambientais de 2017 são relativas aos resíduos sólidos (9,15), gestão das águas (8,07) e esgoto tratado (7,32).