Search
sábado 21 setembro 2024
  • :
  • :

Taubaté recebe nota máxima para destinação de resíduos urbanos

Taubaté recebe nota máxima para destinação de resíduos urbanos

Levantamento da Cetesb (Companhia Ambiental do Estrado de São Paulo) mostra que Taubaté foi a única cidade, entre as três maiores da RM Vale, a receber nota 10 pela correta destinação do lixo no ano passado.

A 21ª edição do Inventário Estadual de Resíduos Sólidos Urbanos de 2017 indica que Taubaté possui uma média diária de 271,18 toneladas de resíduos sólidos urbanos, com a destinação adequada e licenças ambientais regulamentares.

As notas do município apresentaram melhora em relação aos levantamentos de 2015 (9,6) e 2016 (9,8). Para isto, Taubaté dispõe, desde 2014, do Plano Municipal de Resíduos Sólidos e investe na qualificação da destinação do material gerado por meio da ampliação dos PEVs (Posto de Entrega Voluntária) e da implantação da coleta seletiva.
São hoje 10 PEVs localizados nos seguintes bairros: Jardim Santa Helena, Parque Aeroporto, Cecap, Jardim Ana Rosa/Jaraguá, Jardim Mourisco, Parque São Luiz, Parque Três Marias, Portal da Mantiqueira, Parque Urupês e Parque Piratininga.

O Programa de Coleta Seletiva foi implantado em junho de 2017 em Taubaté e atende às exigências da Política Nacional de Resíduos Sólidos. O aprimoramento do serviço ocorre de forma contínua. O material coletado é direcionado às cooperativas do município.
No aspecto ambiental, Taubaté também busca a certificação dentro do programa Município Verde Azul. As melhores pontuações nos indicadores ambientais de 2017 são relativas aos resíduos sólidos (9,15), gestão das águas (8,07) e esgoto tratado (7,32).