A cidade de Taubaté receberá na próxima segunda-feira, 2, a III Caravana Brasil Cigano, a qual constitui-se como processo parte da elaboração do programa Brasil Cigano, que tem como objetivo elaborar políticas para os povos ciganos e tem sido gestado pela Secretaria de Políticas para Quilombolas, Povos e Comunidades Tradicionais de Matriz Africana, Povos de Terreiros e Ciganos do Ministério da Igualdade Racial em parcerias como outros órgãos ministeriais.
A Caravana tem como foco estabelecer uma escuta ativa e diálogo nas cinco regiões brasileiras, em localidades estratégicas, por atravessarem a memória nacional sobre a presença e representação cigana no Brasil.
Com esta ação serão qualificados os objetivos e firmados o compromisso de políticas públicas para povos ciganos, a partir dos eixos: direitos e cidadania; inclusão social; acesso à terra, território e moradia; infraestrutura e qualidade de vida; e inclusão produtiva, econômica e etnodesenvolvimento.
Esta é a terceira edição da ação, que já foi realizada nas regiões Nordeste e Sul. Neste terceiro momento, a região Sudeste está sendo percorrida. A primeira etapa da terceira edição foi realizada nos dias 18 e 19 no município de Riachinho no estado de Minas Gerais, onde houve diálogos com famílias ciganas da localidade, dos municípios de Arinos e Uruana.
As próximas etapas da terceira edição estão previstas para serem realizadas numa rota de caminhada nos ranchos e comunidades ciganas, com o objetivo de concretizar a ampliação da escuta e diálogo com povos ciganos das diferentes regiões do Brasil.
A III Caravana Brasil Cigano estará em Taubaté no dia 2 de outubro, das 9h às 12h, e realizará uma roda de conversa no Núcleo Santa Tereza, que abrange a região do CRAS Cecap, localizado na rua Antônio da Silva Lobo, 1.360, no bairro Santa Tereza.