Search
segunda-feira 7 outubro 2024
  • :
  • :

Taubaté recebe espetáculo de dança que investiga processos de autorreconhecimento negro

Com danças e referências de culturas populares de matrizes afro-diaspóricas, Gbé ou Quando o Corpo Renasce Negro apresenta uma releitura corporal do processo de pessoas negras se reconhecerem como tal
No próximo domingo, dia 8, o Teatro Metrópole recebe o espetáculo de dança contemporânea Gbé ou Quando o Corpo Renasce Negro. Criado pelo bailarino Edson Raphael, o espetáculo propõe uma releitura corporal do processo étnico, social e pessoal de pessoas negras se reconhecerem como tal. A sessão ocorre às 20h, com entrada gratuita.
Para retratar tamanha diversidade de corpos, histórias e experiências passíveis de representação, o bailarino percorreu diferentes regiões do estado paulista colhendo relatos e histórias a fim de compor o conteúdo a ser levado à cena.

Imagem inline 1
Com direção cênica de Eduardo César e direção de movimento de Deise de Brito, a construção física da obra utiliza-se de referências de danças culturas populares de matrizes afro-diaspóricas e dança-teatro para a criação de ações e movimentos que aludem ao processo de ressignificação de imagem, ancestralidade e sociabilidade negras. Gbé ou Quando o Corpo Renasce Negro nasce entendendo que não encerra em si todas as discussões e possibilidades sobre o tema, mas as lança sob o viés do corpo, o ponto para onde tendem as forças de normatização euramericanas em suas faces e particularidades brasileiras.