A Prefeitura de Taubaté, por intermédio da Secretaria de Saúde, desde essa segunda-feira, 7, realiza a “Campanha Março Mulher” e promove a intensificação de ações educativas e salas de esperas nas unidades básicas de saúde.
O objetivo da ação é chamar a atenção das mulheres para a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo do útero através da coleta de preventivo e realização de exames de mamografias.
Entre os dias 7 e 11 de março, as mulheres devem procurar antecipadamente suas unidades de referência para verificar o cronograma de ações, que vão de palestras a orientações gerais. Reforçarmos que para o agendamento da coleta de preventivo e solicitação do exame de mamografia, a mulher deve apresentar RG, CPF e cartões SIM e SUS.
Existem em Taubaté 90.406 mulheres entre 25 anos e 64 anos, faixa etária considerada vulnerável para a ocorrência de câncer de colo de útero.
Considerando que o exame de Papanicolau deve ser realizado a cada três anos, significa que 30.135 mulheres deveriam ter realizado este procedimento em 2021. No entanto, foram realizados menos de 15 mil exames em 2021 (menos de 50% da população alvo).
Já em relação à mamografia, existem atualmente em Taubaté 35.589 mulheres entre 50 anos e 69 anos. Considerando que a mamografia deve ser bianual, isso significa que 17.794,5 mulheres deveriam fazer a mamografia de rastreamento no ano de 2021, mas foram realizados menos de 7 mil exames (menos de 40% da população alvo).