A partir da próxima segunda-feira, dia 24, começa em Taubaté a segunda etapa da 19ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. Desta vez a campanha vai abranger as gestantes, puérperas (mulheres que deram à luz recentemente) e crianças, além de indígenas.
A Vigilância Epidemiológica de Taubaté também programou para a próxima semana o início da vacinação em comunidades da zona rural atendidas por equipes de ESF (Estratégia de Saúde da Família). Nos dias 26 e 27 de abril serão atendidas as comunidades de Santa Luzia e Pedra Negra. Pacientes idosos, acamados e com o encaminhamento de receitas serão atendidos pela equipe do Qualist.
O cronograma de vacinação em Taubaté tem sequência no dia 2 de maio, com o atendimento das pessoas portadoras de doenças crônicas. Professores devem receber as doses da vacina a partir do dia 8 de maio. O Dia D da campanha de vacinação ficou definido para 13 de maio. A campanha está prevista para terminar em 26 de maio.
A expectativa é que sejam aplicadas em Taubaté um total de 83.152 doses da vacina. Confira abaixo a relação dos grupos prioritários. Taubaté atingiu 101,95% de cobertura vacinal de seu público-alvo na campanha do ano passado.
As vacinas estão disponíveis nas UBS (Unidade Básica de Saúde) Mais Independência, Fazendinha, Aeroporto, Gurilândia e no Pamo (Posto de Atendimento Médico e Odontológico) do Mourisco. A vacinação nestes postos ocorre das 8h às 15h30, de segunda a sexta-feira.
Mais informações podem ser obtidas junto à Vigilância Epidemiológica de Taubaté pelo telefone 3629-6232.
Serviço
19ª Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza
Data: de 18 de abril a 26 de maio
Unidades de Saúde
UBS Mais Independência: avenida Independência, 1.640, Independência
UBS Mais Fazendinha: rua Armando de Moura, 50, Parque Três Marias
UBS Mais Aeroporto: rua Dinorah Pereira Ramos, nº 363, Parque Aeroporto
UBS Mais Gurilândia: Rua Tico-Tico, nº 61, Gurilândia
Pamo Mourisco: Rua Francisco Escobar, s/n, Jardim Mourisco
Grupos prioritários – 83.152 pessoas
Crianças – 15.294
Trabalhadores da Saúde – 7.431
Gestantes – 2.829
Puérperas – 466
Idosos com mais de 60 anos – 29.091
Pacientes com doenças crônicas – 28.041