Nós taubateanos temos duplo motivo para comemorar: aniversário do Esporte Clube Taubaté e o Vôlei, com o título de hexa campeão paulista.
O Esporte Clube foi a primeira potência de massificação de nossa cidade e, agora, o Vôlei que vem mandando bem.
O alviazul feis aniversário, dia 1º de novembro, está completando 105 anos de existência.
Relembro ainda quando menino nas categorias de base do clube, ao fazer parte das preliminares dos jogos profissionais, quando o estádio era no antigo bosque.
O infantil era o time dos sonhos como sempre comenta Adilsom Barbosa, lembrando craques que por ali passaram, e muitos que brilharam naquela época, chegando a ser hexacampeão pelo E C Taubaté, de 1954 a 1959.
Outro excelente momento foi em 1954 quando o E C Taubaté entrou para o cenário dos grandes clubes paulistas de futebol profissional, conquistando o campeonato da segunda divisão do Estado, com aquele esquadrão que ficou na boca do torcedor alvi-azul:
Tive a felicidade de participar como técnico, convidado pela diretoria, onde o clube iniciava a sua volta para o profissionalismo, em 1975. E, logo em 1979 chegou ao ápice vencendo o campeonato em cima do seu maior rival, o São José, em pleno Parque Antártica. Na ocasião, até parecia ter ganho o Campeonato Brasileiro, de tanta alegria. E os craques da época (1979), estão carimbados também na história do Clube. Além de vencer o campeonato, o ponto alto foi a diretoria, sendo que o presidente Benedito Elias de Souza (Lolito) e seu vice Brasil Natalino, deram a volta olímpica no estádio com muita honra.
Outra lembrança, foi o período em que participei da vida do clube como conselheiro (por 12 anos), diretor social , orador e quando substitui interinamente o saudoso Rubens Eduardo, na presidência do Conselho Deliberativo. e assinei o título patrimonial do deputado Ary Kara José, que faleceu hoje, e que mais tarde se tornou presidente do Clube.
No entanto, Taubaté está presente em várias modalidades esportivas, com destaque também no futebol feminino, atletismo, futebol veteranos, amador e escolinhas infantis, e fecha com chave de ouro com o Vôlei.
Como compositor, compus um hino em homenagem ao aniversário dos 90 anos do clube. Veja a letra:
Domingo lá no Joaquinzãol
Tem show de bola do meu burrão
Lá onde o azul é mais azul
E o branco traz paz amor e emoção
Minha bandeira e Alvi Azul
Que beleza que felicidade
Nessa cidade sou Esporte sim senhor
Abençoada pelo Cristo Redentor
Nas honras de um passado feliz
Nas honras de um presente vivaz
Com orgulho aos fundadores
Jogadores não esquecemos jamais
E lá
No bosque eu vivi
Batalhas do interior venci
Da primeira p´ra segunda subi
E a torcida é quem bendiz
Noventa anos eu sou feliz
Tu és campeão
Vitórias e glorias estão na lembrança
És um nome na história
Pleno de esperança
É gol, é gol
Na geral é explosão
Salve o Taubaté BIS
Do meu coração