A Vigilância Epidemiológica de Taubaté iniciou neste mês uma mobilização para a prevenção de casos de influenza no município. O alerta antecipado em Taubaté se deve à identificação de três tipos de vírus em circulação no início deste ano e casos de morte confirmados.
De janeiro até agora são 19 casos confirmados, dos quais um para H1N1, sete para Influenza H3N2 e 11 para Influenza B. Foram registradas três mortes, das quais um homem de 20 anos (Influenza B), uma mulher de 86 anos (Influenza B) e uma mulher de 50 anos (H3N2). As vítimas já eram portadoras de doenças associadas e tiveram os quadros de saúde agravados pelos vírus.
No ano passado foram registrados em Taubaté 56 casos, dos quais 45 de H1N1 e 11 de Influenza B. Não houve registro de casos de H3N2.
Quanto mais vírus diferentes são identificados em circulação, maior é a chance de um número expressivo de casos. Estima-se que uma pessoa infectada seja capaz de transmitir o vírus para até dois contatos não imunes.
Profissionais de saúde passarão por um treinamento no próximo dia 29 com o objetivo de agilizar os fluxos de atendimento a casos suspeitos nas unidades de urgência e emergência e da atenção básica. Um modelo resumido do treinamento estará disponível em vídeo para maior difusão.
Representantes de laboratórios, igrejas, escolas, sindicatos e clubes de serviço, entre outros, já receberam da Vigilância Epidemiológica amostras de materiais informativos que podem ser reproduzidos para melhor orientação à população. Estudantes de cursos de medicina, enfermagem e técnicos de enfermagem, entre outros, serão convidados a participar da mobilização.
As redes sociais também serão empregadas como ferramenta de cidadania para ampliar a divulgação das dicas de prevenção.
A Prefeitura de Taubaté mantém em seu portal um hotsite com informações e dicas de prevenção contra a gripe. O internauta pode acessar o link http://www.taubate.sp.gov.br/h1n1 e buscar dados relacionados à doença, como se dá sua transmissão, sintomas, medicamento e tratamento adequados, além dos cuidados necessários.
O Ministério da Saúde orienta a adoção de cuidados simples como formas de prevenção: lavar as mãos várias vezes ao dia, cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar com papel descartável, evitar tocar o rosto e não compartilhar objetos de uso pessoal, entre outros.
Em caso de síndrome gripal, a recomendação é procurar um serviço de saúde o mais rápido possível. A vacina contra a gripe não é capaz de eliminar a doença ou impedir a circulação do vírus. Por isso, as medidas de prevenção são tão importantes, particularmente durante o período de maior circulação viral.
Os sintomas da gripe são: febre, tosse ou dor na garganta, além de outros, como dor de cabeça, dor muscular e nas articulações. Já o agravamento pode ser identificado por falta de ar, febre por mais de três dias, piora de sintomas gastrointestinais, dor muscular intensa e prostração.
De acordo com o Ministério da Saúde, a 19ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza está prevista para ocorrer no período de 10 de abril a 19 de maio de 2017, sendo 6 de maio, o dia de mobilização nacional. Taubaté atingiu 101,95% de cobertura vacinal de seu público-alvo na campanha do ano passado.
Taubaté lança mobilização para prevenção de casos de influenza
mar 18, 2017WebmasterTaubatéComentários desativados em Taubaté lança mobilização para prevenção de casos de influenzaLike
Previous PostVocê sabia que a sua dor de cabeça pode estar relacionada a sua postura?
Next PostVia Vale tem atrações no fim de semana para todas as idades