A Prefeitura de Taubaté vai intensificar as atividades de busca para diagnóstico de tuberculose entre os dias 5 e 19 de novembro. A Divisão de Tuberculose do Centro de Vigilância Epidemiológica Estadual propôs aos municípios do Estado de São Paulo a busca ativa de sintomático respiratório de casos da doença.
Em Taubaté, por exemplo, dados levantados pela Vigilância Epidemiológica indicam uma tendência de aumento do número de casos de tuberculose em pessoas mais jovens.
De janeiro ao final de outubro deste ano, a Vigilância Epidemiológica Municipal contabilizou a incidência de 79 casos de tuberculose na cidade, entre os quais 50 homens e 29 mulheres. Do total de casos notificados, 25,3% são de pessoas entre 20 e 29 anos. No ano passado, a maior prevalência era da faixa etária entre 40 e 49 anos.
No município de Taubaté a campanha irá estimular o interrogatório sobre tosse, a identificação dos sintomáticos respiratórios e a coleta de baciloscopia (escarro). A campanha será realizada nas Unidades Básicas de Saúde, no Ambulatório Municipal de Infectologia (AMI), no Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps-AD), e no Consultório de Rua.
O objetivo é colher amostra de escarro em pacientes que apresentem o sintoma ou convívio com outros portadores da doença. O procedimento é rápido, simples e indolor e de fácil diagnóstico.
Os sintomas e sinas da tuberculose são: tosse por três ou mais semanas, perda de peso, falta de apetite e febre vespertina (que se manifesta no final da tarde).
Para realizar a coleta basta dirigir-se a uma das unidades citadas e mencionar o desejo de realizar o exame para detecção da Tuberculose.
Mapa de casos
2018 (janeiro a 29 de outubro)
Casos notificados – 79
Homens – 50
Mulheres – 29
Prevalência:
20/29 anos – 20 casos
2017
Casos notificados – 119
Homens – 87
Mulheres – 32
Prevalência:
40/49 anos – 29 casos